Hortolândia inicia construção de PEV na região do Jardim Estefânia

Nova unidade para descarte de resíduos da Prefeitura será construída com materiais reparoveitados da demolição do PEV Gabriel

Em breve, a população do Jardim Estefânia e das regiões circunvizinhas poderá fazer o descarte de resíduos de modo seguro e correto, sem degradar o meio ambiente. A Prefeitura de Hortolândia começou a construção de um novo PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) na região. O novo espaço ficará na rua Um, próximo ao parque socioambiental Remanso das Águas.

Os trabalhos foram iniciados pela Secretaria de Serviços Urbanos, que executou a limpeza e a terraplenagem da área onde será construído o novo PEV. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes acompanhou o início das obras, nesta terça-feira (23/08).

“Em breve, teremos o 13º PEV em operação em Hortolândia. A Prefeitura continua a trabalhar forte em apoio ao meio ambiente e por uma cidade mais limpa. Com o PEV, os moradores da região terão um local adequado para destinar resíduos de construção, móveis, colchões, entre outros objetos que podem ser reciclados e reaproveitados. O novo PEV é, sem dúvida, um importante reforço na limpeza urbana e no respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Em conformidade com as políticas públicas ambientais implementadas pela Prefeitura, a construção do novo PEV será feita de modo sustentável. “Os materiais recolhidos pela Prefeitura durante a demolição do PEV Gabriel serão reutilizados para a construção do novo PEV Estefânia”, destaca o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marco Antonio Panício “Mercadão”. Ainda de acordo com o secretário adjunto, a obra de construção do novo PEV está prevista para ser concluída em 120 dias.

A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa, salienta que a Prefeitura atende a demanda da população da região com a construção do novo PEV. “É de suma importância o município continuar a incentivar a população a fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs. A região do Jardim Estefânia ainda não tem PEV. A população solicitava à Prefeitura a implantação de uma unidade. Com construção do novo PEV, a Prefeitura atende a demanda dos moradores da região. O novo PEV ficará num local onde é feito o descarte irregular de resíduos. Assim que terminar a construção, esperamos contar com a colaboração dos moradores para que utilizem o PEV para fazer o descarte correto de resíduos”, ressalta a diretora Elaine Cristina de Sousa.

PEVs mais próximos

O novo PEV substituirá o PEV Gabriel, que foi demolido em razão das obras de ampliação do Lago da Fé, que já foram entregues pela Prefeitura, em maio deste ano, durante a programação comemorativa aos 31 anos de emancipação política do município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça que a população da região do Parque Gabriel não foi prejudicada com a demolição do PEV, uma vez que existem três unidades próximas ao que foi demolido, sendo que dois deles, PEVs Jardim Nova Alvorada e Jardim São Sebastião, foram inaugurados pela Prefeitura no ano passado. Os três PEVs mais próximos ao PEV demolido são:

– PEV Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques, 15

– PEV Jardim Interlagos: rua Tapajós (antiga rua 5), s/nº

– PEV Jardim São Sebastião: rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro)

Com a construção do novo PEV Jardim Estefânia, Hortolândia passará a contar com 13 PEVs. A população pode consultar os 12 PEVs existentes por meio deste LINK.

Premiação e programa “Agenda Verde”

Em paralelo à construção do novo PEV, a Prefeitura de Hortolândia tem suas políticas públicas ambientais reconhecidas em âmbito estadual. A cidade foi premiada pelo programa estadual “Município VerdeAzul”, nesta quarta-feira (24/08). A premiação foi pelas ações realizadas em 2021. Hortolândia ficou na 43ª posição, com 85,15 pontos, no ranking do programa que engloba os 645 municípios paulistas.

Outra ação importante que a Prefeitura realiza neste ano é a retomada do programa “Agenda Verde”. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realziam ação casa a casa em diferentes regiões da cidade para dar orientações sobre educação ambiental para os moradores.