Começa demolição do PEV Pq. Gabriel

Ação faz parte das obras de prolongamento da área de lazer do Parque Socioambiental Lago da Fé, em realização pela Prefeitura de Hortolândia

Começou, na manhã desta terça-feira (12/02), a demolição do PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Parque Gabriel, fechado ao público desde o início da semana. O serviço é realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia. A previsão da Secretaria de Obras é que o serviço se estenda por mais alguns dias, porque além da remoção de itens que serão reaproveitados, como porta, janelas, gradil e portão, assim como a derrubada da estrutura de alvenaria, é preciso fazer o descarte correto dos resíduos gerados pela ação. As caçambas de triagem de materiais reutilizáveis foram retiradas ontem pela Secretaria de Serviços Urbanos. O PEV funcionava na avenida Joaquim Martarolli, 2.005, próximo à Câmara Municipal.

Paralelamente, acontece também, desde segunda-feira (11/04), a desmontagem do viveiro instalado no parque, de maneira provisória, para dar suporte aos diversos plantios realizados em vários trechos, de uma ponta a outra da área. De acordo com a diretora de Obras, Sandrelene Didone Fagnani, as mudas e alguns materiais retirados do viveiro estão sendo levados para o Oape (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, para serem usados em outro projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ambas as ações fazem parte das obras de prolongamento da área de lazer do Parque Socioambiental Lago da Fé, em execução pela Administração Municipal. O parque é o maior espaço público de lazer da cidade e tem passado por intervenções para ampliar a área de lazer e convivência disponível à população. Segundo a Secretaria de Obras, responsável pelo serviço, o projeto de implantação do parque entrou em fase final de execução, com 90% dos trabalhos concluídos. Ainda restam ajustes finais na construção, tais como detalhes no paisagismo, nas calçadas, nas quadras esportivas e na instalação do playground das crianças.

Quando concluído, o Parque Lago da Fé também terá bicicletário, alamedas para circulação de um lado a outro, rampa de acessibilidade, bebedouros, lixeiras para coleta seletiva de resíduos, sinalização horizontal e vertical, estacionamentos e área multiuso no espaço iluminado com lâmpadas LED. Além disso, já foram executados os dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, os serviços de drenagem e recape e as quadras esportivas com alambrado (para prática de basquete, tênis, vôlei de areia e futsal em grama sintética, além de espaços poliesportivos).

O Parque Lago da Fé terá ao todo uma área de aproximadamente 234 mil metros quadrados. De acordo com o Departamento de Obras, a parte já implantada pela Administração Municipal, desde o Jd. Nova Alvorada até o Pq. Gabriel, atrás da Câmara Municipal, onde há duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres, conta com 180 mil metros quadrados. A área construída que recebe as atuais benfeitorias é de 54.513,28 metros quadrados.

Alternativas ao PEV Gabriel

A orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a quem costumava descartar resíduos recicláveis e reaproveitáveis no PEV Parque Gabriel é que descarte estes materiais nos três PEVs mais próximos: o PEV Jardim Nova Alvorada, localizado a cerca de 500 metros, na Rua Alcebíades Marques, 15; o PEV Jardim Interlagos, na Rua Tapajós (antiga Rua 5); ou o PEV Jardim São Sebastião, que fica na Rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro). Os PEVs Jardim Nova Alvorada e Jardim São Sebastião funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 15h. Já o PEV Jardim Interlagos funciona de segunda-feira a domingo e feriados, das 8h às 12h, e das 13h às 18h.

Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para substituir o PEV Gabriel, será implantado paralelamente o PEV Estefânia, no Jardim Estefânia, região do Jd. Minda e Carmem Cristina. Deste modo, a cidade continuará com 13 Pontos de Entrega Voluntária na cidade, além dos 32 LEVs (Locais de Entrega Voluntária) distribuídos em todas as regiões de Hortolândia e da coleta seletiva, que chega a 32 bairros da cidade.