Hortolândia recebe premiação do programa “MunicípioVerdeAzul” por ações ambientais

Município ficou na 43ª posição com 85,15 pontos

As políticas públicas de meio ambiente implantadas pela Prefeitura de Hortolândia obtêm reconhecimento em âmbito estadual. Prova disso é que o município ficou na 43ª posição, com 85,15 pontos, no ranking do programa “Município VerdeAzul”, do governo do Estado, que engloba os 645 municípios paulistas. O resultado foi divulgado na cerimônia de premiação, realizada na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (24/08). O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elaine Nascimento Oliveira, o secretário adjunto da pasta, Josemil Rodrigues, e servidores da secretaria participaram do evento. A premiação é referente às ações ambientais desenvolvidas em 2021.

O programa tem três faixas de premiação. Hortolândia foi um dos 78 municípios que ficaram na primeira faixa de premiação. O município participa do programa desde 2014. De acordo com dados do programa, em 2021 Hortolândia teve uma evolução de 22,7% em comparação a 2020, quando o município ficou na 123ª posição com 69,39 pontos. Já em 2019, o município obteve a 133ª posição com 66,11 pontos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desnevolvimento Sustentável, o prêmio é entregue aos municípios com base nos trabalhos executados em dez diretivas ambientais, que são as seguintes: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; e Resíduos Sólidos.

O prefeito Zezé Gomes salientou que a certificação é resultado do trabalho contínuo na área ambiental que o município tem realizado. “Hoje foi um dia muito importante. Estive em São Paulo, junto com nossa equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para receber o troféu. Hortolândia foi, mais uma vez, certificada pelo Programa ‘Município VerdeAzul’. A certificação é fruto de muito trabalho e dedicação dos servidores municipais, que não mediram esforços, para que Hortolândia fosse reconhecida no Estado de São Paulo, como uma cidade que respeita o meio ambiente, que busca a cada dia aumentar a cobertura verde e implantar ações sustentáveis em benefício do meio ambiente e para aumentar a qualidade de vida da população”, destacou Zezé Gomes.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ressaltou que, nessa edição do programa, a secretaria contou com a participação da comissão intersetorial, formada por 10 secretarias municipais. Cada uma das pastas abasteceu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com informações sobre suas áreas para compor o material enviado ao Governo do Estado.

Eliane ainda salientou que a formação da comissão, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi uma das primeiras ações do prefeito ao assumir a Administração Municipal, em 2021, após a morte do ex-prefeito Angelo Perugini, que era um entusiasta das ações do programa.

“A pontuação atingida por Hortolândia no Programa ‘Município VerdeAzul’ nos desafia a continuar a sonhar e a realizar uma cidade inteligente e sustentável. Que ofereça qualidade ambiental à população com equilíbrio e responsabilidade. Essa premiação recebida pelo prefeito Zezé Gomes é uma demonstração que o processo de desenvolvimento vivido intensamente pela cidade é acompanhado pelas ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desnevolvimento Sustentável”, destacou Eliane.

Programa “Município VerdeAzul”

O Programa “Município VerdeAzul” é uma iniciativa do governo estadual  com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.