Hortolândia ganha certificado de “Município VerdeAzul” por ações ambientais

Hortolândia é “VerdeAzul”, pela segunda vez. Em razão das ações realizadas em 2019, na área ambiental e de desenvolvimento sustentável, o município foi certificado pela qualificação no PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo). A cerimônia de entrega do documento aconteceu, nesta quinta-feira (05/03), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do prefeito Angelo Perugini e dos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes (titular) e Eliane Nascimento (adjunta). Lançado em 2007, o programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações neste segmento.

Hortolândia obteve 66,11 pontos, ficando na 133a posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9. Outras 92 cidades receberam certificação por atingirem notas acima de 80 pontos. O governador de São Paulo, João Doria, entregou troféus Franco Montoro aos líderes do ranking. Segundo o site da SIMA, “São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral totalizando 97,00 pontos seguida de Bragança Paulista com 94,74 e Novo Horizonte com 94,23”. Ao todo, 613 cidades paulistas participaram da edição que avaliou os programas e ações ambientais durante o ano de 2019.

“É um dia de alegria. Esta certificação significa que o nosso município está preocupado com as gerações futuras, está cuidando das questões ambientais. Recebo este reconhecimento em nome da nossa comunidade, dos servidores públicos e da população, que entendeu a importância de preservar o meio ambiente, reciclar o lixo, cuidar das praças e de seu local de moradia. Parabéns a todos os que colaboraram para que a gente recebesse este prêmio, nos incluindo entre os municípios saudáveis, que se preocupam com a questão ambiental no Estado de São Paulo”, destacou Perugini.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é parceira da iniciativa, buscando ampliar a cada ano o leque de ações sustentáveis. Em 2015, o município foi certificado pela pela primeira vez, obtendo 80,34 pontos.

“Hortolândia está recebendo a certificação do Programa referente ao ciclo de 2019. O certificado reconhece a boa gestão ambiental do município e garante à Prefeitura preferência na captação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).  A Administração Municipal tem se empenhado bastante para alcançar a certificação, pois, além da avaliação ambiental do Programa, temos como meta prioritária preservar o meio ambiente de forma sustentável, oferecendo melhor qualidade de vida à população da nossa cidade ”, ressalta a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Município VerdeAzul

Segundo o site do programa, o PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”. Deste modo, o ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. A partir disso, nossa equipe pode ajudar os municípios a elaborar e colocar em prática bons projetos. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, explicou o secretário da SIMA, Marcos Penido.

Conheça as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental do PMVA:

1.Município Sustentável

2.Estrutura e Educação Ambiental