Programa “Agenda Verde” da Prefeitura ministra palestra em escola e percorre região da Vila Real

Palestra será ministrada na EMEF José Roque de Moura, no Jardim Boa Esperança, nesta sexta-feira (09/09)

É necessário que a população seja aliada da Prefeitura de Hortolândia para manter a limpeza em vias e áreas públicas. A participação dos moradores é importante para que o município se torne cada vez mais sustentável e com qualidade de vida para todos. Para fortalecer a consciência ambiental e o senso de responsabilidade da população na tarefa de zelar pela cidade, a Prefeitura prossegue com o programa “Agenda Verde”. Uma das ações do programa é a realização de palestras em escolas das redes pública e particular de ensino. Nesta sexta-feira (09/09), o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove palestra lúdica para crianças da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Roque de Moura, no Jardim Boa Esperança. As atividades serão realizadas às 10h e às 14h.

Nas palestras, o núcleo orienta os alunos sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponibilizados em várias regiões da cidade pela Prefeitura. Os materiais recicláveis recolhidos pela Prefeitura nos PEVs e por meio do serviço de coleta seletiva porta a porta são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda dos recicláveis gera renda para as cerca de 20 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa. Outros temas abordados são uso racional de água e de energia elétrica, queimadas, guarda responsável de animais, dentre outros.

“É importante inspirar nas crianças e nos jovens os sentimentos de pertencimento e responsabilidade em cuidar da cidade onde vivem. Por isso, a Prefeitura tem reforçado a ação de palestras de educação ambiental para estudantes das redes pública e particular de ensino do município. Por meio da palestra, os alunos se tornam multiplicadores de conhecimentos, repassando o conteúdo que aprenderam para suas famílias, parentes, amigos e vizinhos”, ressalta o coordenador.

Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, associações de bairro, entidades beneficentes, igrejas e empresas que tenham interesse em receber a palestra sobre educação ambiental da Prefeitura, podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Dersenvolvimento Sustentável para agendar a atividade pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Ação casa a casa

Em paralelo às palestras de educação Ambiental, a Prefeitura de Hortolândia continua a percorrer diferentes regiões da cidade com o programa Agenda Verde. Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável percorre com a ação casa a casa a região da Vila Real.

Os agentes de Fiscalização Ambiental e do Núcleo de Educação Ambiental conversam e informam os moradores sobre a retomada do programa. As equipes também dão orientações sobre como fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs da Prefeitura e distribuem material explicativo sobre outros temas ambientais, como queimada e ligação correta de esgoto.

Na ação, os agentes também têm reforçado para a população a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Aplicativo

A retomada do programa conta com uma ferramenta de comunicação disponível para os moradores. É o aplicativo Agenda Verde. Por meio da ferramenta, as pessoas podem fazer denúncias de descarte irregular de resíduos na cidade. O Aplicativo pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Agenda Verde

O programa “Agenda Verde” foi instituído em 2017, na gestão do falecido prefeito Angelo Perugini. Nessa primeira fase, o programa executou ações de enfrentamento às demandas ambientais, com ênfase nas questões da destinação correta dos resíduos, limpeza e zeladoria da cidade.

Crime ambiental

O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime ambiental, sujeito à multa. O valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Reconhecimento

Com a retomada do programa “Agenda Verde” e outras ações ambientais implementadas pela Prefeitura, Hortolândia subiu 80 posições dentro do ranking do programa estadual “Município VerdeAzul”, tendo ficado na 43ª posição, com 85,15 pontos. Em reconhecimento às políticas ambientais feitas no município, a Prefeitura foi premiada pelo programa estadual, em agosto deste ano.