Crianças da rede municipal participam de atividades de educação ambiental

Brincadeiras no OAPE e contação de história na Emef D. Ana José Bodini Januário, nesta quinta-feira (22/06), integram rol de ações do projeto ambiental promovido pela Prefeitura

Estudantes da rede municipal de Hortolândia participaram, nesta quinta-feira (22/06) da contação da história “A Árvore Generosa”, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Shel Silverstein. A atividade, realizada pela equipe de Educação Ambiental do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo “Creape”, marca o encerramento do projeto Vivárvore!, neste primeiro semestre de 2023. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, busca atender à diretiva “Arborização Urbana” (AU7) do Programa Município VerdeAzul, do Governo de São Paulo.

A contação desta quinta-feira (22/06), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) D. Ana José Bodini Januário, no Jardim Amanda I, reuniu mais de 450 estudantes. A história escolhida pela equipe e contada pela “Angelina”, personagem da professora Cláudia Silva, do OAPE, conta a relação de amor e amizade entre um menino e uma árvore, que vai se transformando com o passar do tempo, à medida que os valores humanos vão mudando, no universo adulto, e a generosidade vai cedendo lugar ao egoísmo e à ganância. A contação busca, de maneira lúdica, sensibilizar e conscientizar as crianças acerca do que a natureza representa para cada uma delas e para a humanidade em si. Após ouvirem a narrativa, elas conversam com a contadora sobre curiosidades e benefícios das árvores e realizam atividades com os professores em sala de aula.

“A história é muito interessante e mostra como é importante a gente cuidar das árvores do nosso planeta. Se a gente não cuidar das árvores, não vamos conseguir respirar e nem viver bem”, reflete o estudante Murilo Augusto Fernandes, 4° ano B da Emef D. Ana Bodini Januário.

“É sempre muito bom quando temos essas atividades lúdicas, porque elas são uma extensão do trabalho que temos em sala de aula com as crianças. A gente percebe que para eles é mais interessante, porque, além de absorverem melhor as informações, essas atividades ficam com eles mais tempo. Eles comentam por vários dias”, ressalta Maria Aparecida, professora há mais de 20 anos da rede municipal de educação de Hortolândia.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, só no primeiro semestre deste ano, o Observatório Ambiental Parque Escola atendeu 2.892 estudantes de diversas unidades escolares, incluindo as Emefs Viva Mais (Jd. Santa Clara do Lago), Armelinda Espúrio da Silva(Chácara Fazenda do Coelho), Nicolas Thiago dos Santos Lofrani (Jd. Sumarezinho) e D. Ana José Bodini Januário (Jd. Amanda); as Emebs  (Escolas Municipais de Educação Básica) Josias da Silva Macedo (Jd. Nossa Senhora de Fátima) e Richard Chibim Naumann (Jd. Interlagos), e a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Adelaide. O projeto envolveu atividades pedagógicas nas escolas, com enfoque na educação ambiental, e contou com o plantio de árvores nas unidades escolares, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Educação Ambiental

Além do Projeto Vivárvore!, o OAPE também realizou o Projeto ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Parque, que atendeu 583 estudantes de três escolas: a Emef Jardim Boa Esperança José Roque de Moura, a Emeief Bairro Três Casas e a Emef Profa. Helena Futava Takahashi (Campos Verdes).

As crianças visitaram o Observatório e, de forma lúdica e interativa, foram apresentados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). O conteúdo trabalhado visa valorizar a necessidade de consciência dos desafios da sustentabilidade, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com um município sustentável.

Ainda segundo a equipe de Educação Ambiental do OAPE, composta pelas professoras Cláudia Silva, Patrícia Ermetice, Rosângela Rocha e Ana Maria Cristina, o trabalho de educação ambiental será intensificado no próximo semestre com uma novidade: o Projeto Amicão. O novo projeto abordará temas como guarda responsável e maus-tratos a animais, visando criar uma cultura de respeito aos animais desde a infância.

SERVIÇO:

OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola)

Endereço: Rua Bolívia, n°290, Jardim Santa Clara do Lago II – Hortolândia/SP

Telefone: (19) 3809-0019