Complexo viário na região do Parque Santa Fé ganhará muro de contenção

Estrutura será construída por meio de sistema que utiliza bolsas para proteção das margens, contenção de taludes e encostas

As obras do novo sistema viário na região do Parque Santa Fé já estão na reta final, com 90% das intervenções concluídas. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia começou a construir um muro de contenção às margens do canal localizado nas imediações da igreja localizada na Rua Dezenove. Desde segunda-feira (22/08), máquinas estão no local terraplanando a área onde haverá a execução do “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas.

Este complexo viário oferecerá nova rota de acesso a quem passa pelo Jardim Novo Cambuí rumo ao Residencial São Sebastião e ao Jardim Interlagos. A obra faz parte das ações de revitalização da antiga ocupação que havia no entorno da cerâmica, implementadas pela Administração Municipal.

Os 2.500 metros quadrados de pista, recém-implantada e asfaltada, unem trechos construídos recentemente a outros preexistentes. O circuito passa pela parte posterior do Parque Socioambiental Lago da Fé, conectando as ruas mais à direita do reservatório de contenção de enchentes, como a Dezenove, a Gramados do Norte e a Vitória da Conquista, com as do lado esquerdo, como a construída como prolongamento da Rua da Confibra, que leva ao viário Santa Fé. De acordo com a Diretoria de Obras, além do muro, em construção, ainda restam alguns reparos e a construção de trechos de calçada, guias e de ciclovia. A previsão é que a obra esteja concluída ainda neste segundo semestre.

Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação, a pista de caminhada terá 1.644 metros de extensão; a ciclovia, 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé e o viário, 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião. As obras incluem ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o Jd. Interlagos. O viário também ganhará iluminação em LED, na etapa final.