Avança canalização do afluente do Jacuba na Vila Real

Nesta etapa, empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia executa implantação do “bolsacreto”, sistema de contenção executado nas cabeceiras da canalização (emboque e desemboque)

Quem passa pelas imediações da Rua 10, próxima à Atévio Alves Moreira, na Vila Real, consegue ver que a obra de canalização do afluente do Ribeirão Jacuba entra em nova fase: a de execução do “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. Ela acontece nos trechos do emboque e desemboque do canal (entrada e saída).

Segundo a empresa contratada pela Prefeitura, os funcionários também trabalham na concretagem de paredes, no acabamento interno das paredes já concretadas e no reforço da fundação da canalização com pedras grandes do tipo rachão. Além disso, também prosseguem as escavações no leito do riacho. O canal já supera os 64 metros lineares. Todas essas ações acontecem numa área degradada em fase de revitalização pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras.

A canalização do afluente do Jacuba é feita em concreto armado, aberta, com margem lateral em grama em um trecho de 441 metros de extensão, segundo informações da Secretaria de Obras.

Prefeitura constrói novo viário ao lado da Rua 10

A Prefeitura implantará, nesta mesma área, um novo viário de 187 metros de extensão, ligando a Rua Atévio Alves Moreira à Benedita Rosa da Silva. Este complexo terá pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão, ao longo do sistema viário e da canalização, segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Administração Municipal para o prolongamento da Av. Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em LED em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.