Paredes do canal do afluente do Jacuba na Vila Real começam a ser concretadas

Ação iniciada nesta quarta-feira (15/06) faz parte das intervenções realizadas pela Prefeitura de Hortolândia na região ao lado da Rua 10, que está sendo revitalizada

Começou, na manhã desta quarta-feira (15/06), o serviço de concretagem das paredes do canal em construção no afluente do Ribeirão Jacuba, na Vila Real. A ação acontece numa área degradada, localizada nas imediações da Rua 10, próxima à Rua Atévio Alves Moreira, que está sendo revitalizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras.

Segundo a empresa contratada pela Administração Municipal, a etapa, agora realizada, é possível após o avanço nas ações executadas na semana passada, que permitiram que metade do afluente, neste trecho, fosse escavado. Isto significa que 220 metros do canal, que tem 440 metros de extensão, estão com as escavações concluídas. Entre as ações em andamento, previstas no projeto de construção, estão reforço com pedras (brita e rachão), geogrelha (uma espécie de tela de reforço) e ferragens; e concretagem tanto da laje de fundo do leito quanto das paredes. Prosseguem também as escavações na outra metade do afluente. Também avançam os serviços de drenagem das águas da chuva no entorno.

De acordo com a Secretaria de Obras, a canalização do afluente do Jacuba é feita em concreto armado, aberta, com margem lateral em grama em um trecho de 441 metros de extensão.

Novo viário está sendo construído pela Prefeitura ao lado da Rua 10

Nesta mesma área, a Prefeitura implantará um novo viário de 187 metros de extensão, ligando a Rua Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva. Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, este complexo terá pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão, ao longo do sistema viário e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Administração Municipal para o prolongamento da Av. Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em LED em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.