Pavimento da Avenida da Emancipação é recapeado, em mais uma ação do “Superviário”

Iniciada na tarde desta quarta-feira (30/03), ação no trecho em frente à empresa Magneti Marelli vai até segunda (04/04)

A Avenida da Emancipação, uma das vias mais importantes da cidade, está sendo recapeada pela Prefeitura, num de seus trechos mais movimentados: o que vai do cruzamento com o Corredor Metropolitano (na Av. Olívio Franceschini), no Jd. Santa Rita de Cássia, até a Rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros. A ação integra a implantação do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia, em execução pela Administração Municipal.

Iniciada no final da tarde desta quarta-feira (30/03), a recomposição do pavimento danificado, em frente a empresa Magneti Marelli, vai até esta segunda-feira (04/04). A ação é realizada por operários do consórcio contratado pela Prefeitura na faixa mais à direita e contou com o apoio de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana na organização do trânsito no local. Outra via que também ganha recape, a partir desta quinta-feira (31/03), é a Luiz Camilo de Camargo, que também passa por intervenções em razão do “Superviário”. A via recebeu reforço no sistema de drenagem pluvial desde a Rua Elisa Laurinda da Silva até o atacadista Assaí.

Bem perto dali, acontece, a duplicação de dois trechos da Rua Sabina Baptista de Camargo: o que margeia o Parque Socioambiental Remanso das Águas e vai até a rotatória que leva à Estrada Carlos Roberto Prataviera e o que vai da Rua Flamboyant até a Cactos. Ao todo, os trechos em duplicação têm cerca de 1,2 mil metros de extensão.

Já na região sob a Ponte da Esperança (estaiada), no Jd. Santa Rita de Cássia, operários do consórcio trabalham na canalização de mais um trecho do ribeirão Jacuba, na drenagem pluvial e colocação de rachão (pedras grandes) no viário lá implantado.

De acordo com a Secretaria de Obras, os trabalhos já superam os 68% de realização. A previsão é que estejam concluídos no segundo semestre deste ano. A construção do “Superviário", iniciada em junho de 2021, permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil.

Parque linear

Com a implantação do "Superviário", a Administração Municipal criará mais um parque linear na Região Central. Este parque margeará a Rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue no sentido Centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a Avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmem Cristina até a duplicação da Avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a Avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), provenientes de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.