Ponte da Rua Flamboyant sobre o ribeirão Jacuba, no Carmem Cristina, ganha vigas de sustentação

Ação, realizada na tarde desta quinta-feira (24/03), faz parte do “Superviário”, maior complexo viário de Hortolândia, em execução pela Prefeitura

A obra do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia, em execução pela Prefeitura, avança. A ponte em construção na “rua da delegacia”, a Rua Flamboyant, no Carmem Cristina, acaba de ganhar vigas de sustentação. A implantação de seis vigas de concreto armado, com 15 metros de extensão e pesando 15 toneladas cada uma delas, apoiadas sobre blocos, aconteceu, na tarde desta quinta-feira (24/03), com o auxílio de um guindaste. A estrutura ganhará ainda barreira em concreto do tipo “New Jersey” para guarda roda e guarda-corpo metálico para pedestres.

A previsão é que a nova ponte esteja pronta em junho deste ano. A estrutura, com 16 metros de extensão, ligará a Flamboyant à Rua Pacaembu, passando sobre um trecho do ribeirão Jacuba.

Nesta semana, operários do consórcio contratado pela Prefeitura trabalharam também na construção de uma outra ponte sobre o Jacuba, a que fica na Vila Real, na altura da passarela de pedestres que passa atrás do shopping. A estrutura, que terá 20 metros de extensão, está sendo concretada. Ela permitirá a conexão do viário central, recém-construído e já pavimentado, até a Rua Amélia Basso Breda, mais conhecida como “rua da feira”. A previsão é que esta ponte também esteja concluída em junho deste ano. Paralelamente, neste mesmo trecho da obra, acontece a implantação de calçada e ciclovia.

Em outro trecho do “Superviário”, as equipes concluíram a pavimentação da Rua Amazonas, no Jd. São Jorge II, e recapearam a Rua Jéferson Alexandre Liberato Melo, no Jd. Minda. Os trabalhos na parte de cima da Rua Projetada, no Jd. São Jorge, também estão finalizados. Já na Rua Luiz Camilo de Camargo, entre o Jd. Santana e o Remanso Campineiro, acontece o reforço no sistema de drenagem de águas pluviais e a colocação sarjetas, o que mantém por mais um tempo a interdição de pista na faixa mais à direita de quem segue rumo à Região Central da cidade.

Segundo a Secretaria de Obras, os trabalhos avançam e já atingem os 68% de realização. A previsão é que estejam concluídos no segundo semestre deste ano. A construção do “Superviário", iniciada em junho de 2021, permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil.

Parque linear

Com a implantação do "Superviário", a Administração Municipal criará mais um parque linear na Região Central. Este parque margeará a Rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue no sentido Centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a Avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmem Cristina até a duplicação da Avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a Avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), provenientes de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.