Começa a construção da ponte sobre o ribeirão Jacuba para conectar viário central à “rua da feira”, na Vila Real

Ação faz parte da implantação do “Superviário”, em execução pela Prefeitura de Hortolândia

Operários do consórcio contratado pela Prefeitura de Hortolândia trabalham duro na construção da ponte sobre o ribeirão Jacuba, na Vila Real, na altura da passarela de pedestres que passa atrás do shopping. A ação integra o chamado "Superviário", o maior complexo viário de Hortolândia, em execução pela Prefeitura desde junho de 2021. Após a colocação das ferragens, no último sábado (19/03), começou, nesta segunda-feira (21/03), a concretagem da base da ponte, que terá 20 metros de extensão e permitirá a conexão do viário central, recém-construído e já pavimentado, até a Rua Amélia Basso Breda, mais conhecida como “rua da feira”. A previsão é que a ponte esteja concluída em junho deste ano. Paralelamente, neste mesmo trecho da obra, acontece ainda a implantação de calçada e ciclovia.

Em outro trecho do “Superviário”, as equipes concluíram a pavimentação da Rua Amazonas, no Jd. São Jorge II, e recapearam a Rua Jéferson Alexandre Liberato Melo, no Jd. Minda. Os trabalhos na parte de cima da Rua Projetada, na Vila São Pedro, também estão finalizados. Já na Rua Luiz Camilo de Camargo, entre o Jd. Santana e o Remanso Campineiro, acontece a colocação de aduelas e sarjetas, o que mantém por mais um tempo a interdição de pista na faixa mais à direita de quem segue rumo à Região Central da cidade.

Segundo a Secretaria de Obras, os trabalhos avançam e já atingem os 68% de realização. A previsão é que estejam concluídos no segundo semestre deste ano. A construção do “Superviário" permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil.

Parque linear

Com a implantação do "Superviário", a Administração Municipal criará mais um parque linear na Região Central. Este parque margeará a Rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue no sentido Centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a Avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmem Cristina até a duplicação da Avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, o maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a Avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), provenientes de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.