No Dia Internacional da Mulher (08/03), Hortolândia promove debate sobre “Liberdade para Sonhar, Determinação para Conquistar”

Evento terá transmissão ao vivo, às 19h, pelo canal da Prefeitura no Youtube

No Dia Internacional da Mulher (08/03), Hortolândia entra no debate sobre direitos e conquistas femininos na atualidade, com foco no seguinte aspecto: “Liberdade para Sonhar, Determinação para Conquistar”. A partir das 19h, a Prefeitura promove palestra, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Administração Municipal no Youtube. O evento contará com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, assim como de três convidadas: a terapeuta familiar Mônica Baptista, a atleta paralímpica Liliane Silva e a criadora de conteúdo digital Nayra Santana, miss Hortolândia 2019. A iniciativa é da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos. Interessados em acompanhar a live, podem clicar neste link: https://www.youtube.com/prefeituradehortolandia.

No mesmo evento, haverá o lançamento da campanha de arrecadação de absorventes femininos “Juntas no Ciclo”, promovida pelo Fundo Social. “A falta de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social é uma realidade e isso se torna um problema de saúde pública. Acreditamos muito na força da solidariedade do povo hortolandense para que possamos superar mais esse desafio”, afirma a diretora de Direitos Humanos, Marlene Baptista.

CRAM completa cinco anos

Em Hortolândia, o Dia da Mulher marca também outra conquista importante na área pública: a abertura do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”. Criado em 2017, pelo então prefeito Angelo Perugini, o órgão especializado completa, nesta terça-feira (08/03), cinco anos de implantação no município. Desde então, a equipe multiprofissional já socorreu mais de 2 mil mulheres, realizou e intermediou mais de 10 mil procedimentos, entre acolhimentos e atendimentos psicossociais; orientação jurídica à vítima; registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico; acompanhamento ao IML (Instituto Médico Legal), a hospitais e UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); retiradas de pertences com apoio da Guarda Municipal; além de recâmbio para cidades de origem e famílias extensivas.

Um balanço, divulgado pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo, mostra a evolução dos números. Em 2017, houve 282 atendimentos; já em 2018, foram 428, número parecido com os de 2019, 450, e de 2020, 440. Porém, em 2021, houve um aumento de 50% em relação a 2020, sendo registrados 660 atendimentos. Neste ano, em janeiro e fevereiro, 113 já mulheres foram atendidas.

Para a coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, o aumento da demanda pode ser atribuído a alguns fatores, dentre eles o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a criação de novos canais de denúncias e o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo próprio órgão, que passou a ser reconhecido como ponto de apoio às vítimas da violência.

“O CRAM atua como articulador de diversos serviços públicos, tendo como objetivo primário acabar com a situação de violência vivenciada pela mulher atendida, sem, no entanto, ferir o seu direito à autodeterminação. Cabe ao órgão promover meios para que ela fortaleça a autoestima e tome decisões, a fim de livrar-se do ciclo de violência que vive”, afirma Josefa.

O CRAM está localizado na Rua Alberto Gomes, 18, Jd. das Paineiras (atrás do Open Shopping). Para entrar em contato, basta ligar para (19) 3819-6298 ou (19) 97171-6555 ou enviar mensagem para o E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Outros canais para buscar ajuda são o 153 ou 0800 111 580, da Guarda Municipal, o Disk 180 e o Disk Direitos Humanos: 100.

Mês da Mulher

A Prefeitura de Hortolândia promove, ao longo deste mês, uma série de atividades para celebrar o dia internacional da mulher. A programação mobiliza diversas secretarias municipais.

De acordo com a chefe do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, as ações de celebração do “Mês da Mulher” começaram no dia 1° de março com a iluminação ornamental em tons rosa na Ponte da Esperança (Estaiada). Além disso, os portais das avenidas São Francisco e Thereza Ana Cecon Breda estão com mensagens alusivas à programação. Os ônibus municipais receberam cartazes em homenagem ao Mês da Mulher.

As secretarias municipais também organizam uma série de atividades convidando a comunidade feminina a uma participação mais efetiva nas ações e no desenvolvimento de políticas públicas. Haverá palestras, rodas de conversa, ações de fortalecimento e realização de exames voltados à promoção da saúde da mulher.

Ainda nesta terça-feira (08/03), às 19h, haverá roda de conversa sobre a atualização da Lei Maria da Penha, promovida pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para participar, é preciso se inscrever por meio deste link: http:\doity.com.br/rodadeconverdsaabracrim