CAISM de Hortolândia completa 11 anos de existência

Órgão da Prefeitura é unidade de referência em saúde feminina no município

A população feminina de Hortolândia faz comemoração dupla em 8 de março. Além do Dia Internacional da Mulher, a data também marca a inauguração do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Prefeitura. Nesta sexta-feira (08/03), o centro completa 11 anos. Para comemorar seu aniversário, o órgão promove uma roda de conversa e uma dinâmica sobre o Dia da Mulher e sorteio de brindes. Ao longo desta semana, o CAISM tem realizado uma série de atividades comemorativas ao Dia e Mês da Mulher e ao seu aniversário. A programação integra a campanha “Março Delas”, promovida pela Prefeitura.

O CAISM, gerenciado pela Secretaria de Saúde, foi inaugurado em 8 de março de 2013. É a unidade de referência em saúde da mulher no município. O órgão realiza atendimento, acompanhamento e tratamento de casos de gravidez de alto risco, de Patologias do Trato Genital Inferior (PTGI, dentre as quais câncer de colo de útero e câncer de vulva) e mastologia, que são doenças mamárias (dentre as quais câncer de mama). O órgão também trabalha e orienta em questões relacionadas a planejamento familiar e infertilidade.

De acordo com o órgão, em janeiro deste ano receberam acompanhamento 84 pacientes de gravidez de alto risco, das quais 15 foram encaminhadas para unidades de saúde do governo do Estado. Para fortalecer o trabalho de orientação com as pacientes de gravidez de alto risco, a coordenadora do órgão, Roberta Micucci, explica que o órgão realiza atividades específicas. “Fazemos grupos de amamentação uma vez por mês, que são coordenados por nossa equipe de enfermagem. Temos fisioterapeuta que faz atendimento às gestantes. Elas recebem orientações sobre parto e exercícios para facilitar o parto”, destaca a coordenadora.

Já de PTGI, em janeiro deste ano o CAISM fez o acompanhamento de 468 pacientes. Na área de mastologia, 674 mulheres receberam acompanhamento do órgão em janeiro deste ano. “O CAISM também realiza exames importantes para a saúde da mulher, como mamografia e papanicolau”, ressalta a coordenadora do órgão.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Para oferecer atendimento de qualidade, o órgão tem equipe multidisciplinar, que é formada por 24 profissionais. Alguns são das especialidades médicas ginecologia, mastologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. A equipe inclui ainda profissionais de assistência social, radiologia e funcionários administrativos e de limpeza.

A coordenadora Roberta Micucci salienta que o órgão não é de “porta aberta”. O atendimento é realizado por meio de encaminhamentos feitos pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Inicialmente, o CAISM se chamava CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher) e recebeu o nome Maria José Santos Ferreira, em homenagem à moradora da cidade que faleceu em 2012 em decorrência de câncer de mama e insuficiência hepática. Dona Maria José, como era conhecida, se notabilizou por atuar na defesa dos direitos da mulher e instruir o público feminino sobre o tema e por envolver-se em questões relacionadas a cuidados com a saúde.

O CAISM funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade está localizada na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park. A população pode entrar em contato com o órgão por meio dos telefones (19) 3865-2296 e 3897-2782, ou ainda pelo WhatsApp, cujo número é (19) 99782-4306.