Membros eleitos do Conselho Municipal de Cultura tomam posse

Cermônia realizada na Escola de Música, nesta terça-feira (16/11), contou com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes

A sociedade civil terá voz ativa na implementação de projetos e ações para melhorar a cultura da cidade por meio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Os novos membros eleitos do órgão tomaram posse, nesta terça-feira (16/11). A cerimônia, ocorrida no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), contou com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, o evento seguiu os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel. Houve ainda controle de entrada por meio de inscrição prévia de convidados. Os participantes tiveram que apresentar cartão de vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Cultura, a cerimônia contou com a presença de cerca de 100 pessoas.

Além da entrega dos certificados aos novos conselheiros, o evento homenageou à ex-aprendiz Maria Rodrigues de Campos, que comemora 70 anos de idade. Ela foi a primeira aluna formada pela Formação Cultural em Teatro, ministrada pela Escola de Artes Augusto Boal, além de ter participado de vários cursos livres e oficinas promovidos pela Prefeitura.

O QUE É O CMPC

O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela lei Nº 2693 de 2012. O órgão possui caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, e  colabora no desenvolvimento da legislação e aplicação dos recursos municipais na área de Cultura. O órgão é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, junto com o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho é ainda responsável por organizar as Conferências Municipais de Cultura, com o objetivo de estabelecer e monitorar as metas do plano.

O conselho é uma instância de participação e pactuação conjunta entre o setor público e a sociedade civil, está última está representada em oito  segmentos artísticos/culturais da cidade, que são os seguintes: Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Artes Cênicas; Música; Cultura Digital; Artes Visuais e Audiovisual; Livros Leitura e Literatura; e Economia da Cultura.

Os membros empossados foram escolhidos por meio de eleição realizada em setembro deste ano para escolher os representantes da sociedade civil. Os conselheiros cumprirão mandato para o biênio 2021-2023. O pleito contou com a participação de 691 eleitores, distribuídos por região (Jardim Amanda, região central, Jardim Novo Ângulo e Jardim Rosolém). Cada eleitor pôde votar em até oito candidatos. No total, foram computados 5.528 votos, dos quais 3.222 válidos. A população pode consultar mais informações sobre o CMPC no site Mapa da Cultura, por meio deste LINK.

Confira abaixo os membros empossados do CMPC:

– Economia da Cultura:

Juraci dos Santos Moreira

– Pontos de Cultura:

Rodrigo Alves Domingos

– Livros, Leitura e Literatura:

José Coelho Rodrigues

– Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais:

Diego Marcel Freitas Pereira

– Patrimônio Cultural Material e Imaterial:

Julia Rany Campos Uzun

– Artes cênicas: