Cerca de 30 servidores efetivos da Educação de Hortolândia recebem progressão funcional

Após contemplar 50 servidores da saúde com a medida, Prefeitura agora beneficia 27 profissionais que atuam na rede municipal de ensino

Pela segunda vez, neste ano, a Prefeitura de Hortolândia acatou o pedido feito por servidores municipais efetivos e deliberou favoravelmente à progressão funcional solicitada à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal por 27 integrantes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir da folha de novembro deste ano, os servidores do cargo “agente de gestão” passarão da especialidade “auxiliar administrativo” para “assistentes administrativos”; de “assistentes administrativos” para “assistentes técnicos em gestão”; e “assistentes técnicos em gestão” para “técnico em gestão”; ou de “Professores de Educação Básica (com Ensino Médio)” a “Professores de Educação Básica (com Ensino Superior)”. As portarias PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) foram publicadas, no dia oito deste mês, na edição 1352 do Diário Oficial Eletrônico do Município, que pode ser conferida neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1352.

O primeiro grupo beneficiado, o de 50 servidores da Saúde, recebeu a progressão em agosto deste ano. Assim como no primeiro caso, as solicitações de progressão funcional têm datas variadas, de acordo com a EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia).

Ainda segundo a Escola de Gestão, a autorização se tornou possível depois que as solicitações foram retomadas pela Administração Municipal em 2017 e estudadas pelos órgãos colegiados da Gestão de Pessoal (Conselho Municipal de Políticas e Gestão de Pessoal; Colegiado de Planejamento e Gestão do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento e Colegiado de Planejamento e Gestão do Programa de Avaliação de Desempenho). Após estas etapas, houve a publicação do decreto 4148, em 08/03/2019, regulamentando a progressão funcional. Com a alteração de cargo, além de reconhecimento funcional, os servidores efetivos beneficiados terão acréscimo no salário, fruto desta progressão funcional.

“As progressões são demandas muito importantes aos servidores públicos. O Governo, junto com a EGPH, vem se empenhando para conseguir acatar todas as demandas. Assim, o servidor se sente estimulado a desempenhar com presteza suas funções, uma vez que o servidor público é também uma peça fundamental para o funcionamento do município”, ressalta a diretora da Escola de Gestão, Priscila Langner Domingues.

“O servidor ingressa no serviço público com a perspectiva de permanecer e evoluir na carreira até a aposentadoria. Aferindo o direito e a disponibilidade orçamentária, estamos dando continuidade aos processos de progressões”, afirma a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

Um dos agora beneficiados é o servidor José Justino da Silva Filho, que passa de Agente de Gestão/Assistente Administrativo para Agente de Gestão/Assistente Técnico em Gestão. Em janeiro próximo, completa 20 anos como servidor na Prefeitura. Ingressou com o Ensino Médio Técnico e, após isso, cursou duas graduações: uma em Gestão Pública e outra em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Estou feliz porque houve um reconhecimento. Agora faço pós e, se der entrada para continuar na progressão, sabemos que vai sair. O conhecimento é útil para nosso desempenho. É um investimento na carreira”, avalia Justino, feliz também pelo incremento de 10% em seu salário, de forma permanente, a partir da próxima folha de pagamento.