Procon de Hortolândia dá dicas para evitar problemas nas "compras de Páscoa"

Com a aproximação da Páscoa, celebrado no próximo domingo (04/04), há um natural aumento na venda de produtos, principalmente alimentícios, relacionados à data. A Páscoa deste ano será a primeira das datas comemorativas a completar o segundo ano consecutivo em meio à pandemia do Coronavírus. O Estado está na "Fase Emergencial" do Plano São Paulo de Retomada Gradual e Consciente da Economia, restringindo o funcionamento presencial de atividades não-essenciais para evitar a disseminação da doença. Mas o comércio se reinventou e oferece diversas formas de compras aos clientes.

De acordo com o Procon de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, as empresas apostam nas vendas pelo comércio on-line, delivery e pelo aplicativo WhatsApp aumentando a necessidade da atenção dos consumidores na hora das compras de Ovos de Páscoa e outros chocolates.

Segundo o órgão, para a concretização da compra é importante os consumidores observarem as especificações do produto, principalmente para quem efetuar a compra de forma on-line. “Verifique a procedência, a validade, o peso, e atenção redobrada aos componentes que o produto, principalmente os alimentícios oferecem. Ovos de Páscoa com temas infantis devem possuir o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) além da obrigatoriedade da recomendação de faixa etária. Os produtos artesanais devem seguir as mesmas regras", explica  a diretora do órgão em Hortolândia, Ana Paula Portugal Ferreira.

DIREITOS TAMBÉM PARA QUEM EFETUA COMPRAS ON-LINE

De acordo com o Procon, se a compra for realizada de maneira digital, que não seja na loja física, o consumidor pode se "arrepender" da compra no prazo de 7 dias após o recebimento do produto, mas deve guardar a nota fiscal da compra e manter o produto nas mesmas condições em que recebeu. No comércio eletrônico, o comprador deve se atentar ao prazo de entrega e o fornecedor garantir a chegada do produto no tempo exato. Ter em mãos prints das ofertas, dos prazos, dos valores e do preço do frete também são essenciais para eventuais reclamações.

"Os consumidores que buscam melhores descontos e não se importam de comprar após a data comemorativa, certamente encontrarão preços melhores depois da Páscoa. Também aconselhamos o fortalecimento dos pequenos comércios neste momento de pandemia. O incentivo ao comércio dos bairros, por exemplo, é muito importante para a manutenção destes espaços abertos", analisa Ana Paula.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Os serviços prestados pelo Procon contribuem para evitar fraudes, preços abusivos, entre outras questões nas relações de consumo, além de fiscalizar estabelecimentos com o objetivo do cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor, instituído no Brasil em 1990.

Para conseguir atendimento e, também, realizar denúncias, o consumidor deve enviar ao e-mail ao endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Além do correio eletrônico, o Procon de Hortolândia também está atendendo, das 9h às 15h, por meio dos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162.

Ao acessar o endereço http://procon.hortolandia.sp.gov.br/ ou site oficial da Prefeitura de Hortolândia, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, e ir até a aba "Procon", o munícipe também terá acesso ao site do órgão, uma novidade no atendimento.