Oficina da Prefeitura capacita aprendizes a fazer ovo de Páscoa de colher

Moradores de Hortolândia participantes buscam oportunidade de incrementar renda familiar

Com a proximidade da Páscoa, quem confecciona produtos artesanais busca diversificar e ampliar a produção de produtos de chocolate para incrementar a renda familiar. É o caso das aprendizes que, na manhã desta quarta-feira (13/03), participaram da Oficina Culinária ‘Ovos de Páscoa de Colher', promovida pela Prefeitura de Hortolândia, na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia beneficiou 24 mulheres de idades variadas, interessadas em aprender com a Chef Confeiteira Ana Beatriz Antoniel de Oliveira um pouco mais sobre as artes do chocolate.

Durante quatro horas, as participantes aprenderam as técnicas básicas necessárias em cada etapa de produção dos “Ovos de Páscoa de Colher", do recheio até a decoração, planejando as quantidades de matérias-primas, manipulando equipamentos e utensílios até chegar ao produto final. Também aprenderam sobre o uso integral dos ingredientes e as boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos. Ao final, além de degustarem os ovos, os participantes receberam certificados pelas atividades desenvolvidas nesta manhã.

“Quando vi as inscrições, logo corri para fazer. Pretendo aproveitar que estamos perto da Páscoa para usar o que aprendi e fazer uma renda extra neste mês. Gostei muito da professora. Achei o espaço muito bom e acolhedor. Ela também foi bem comunicativa e conseguiu explicar bem pra gente aprender”, ressaltou Nathalia Inglês do Nascimento, 28 anos, moradora do Jardim Amanda II.

“Eu sempre tive muita vontade de aprender a fazer esses ovos. Foi uma experiência bem legal. Esse ano pretendo fazer só em casa, porque eu estou fazendo outros cursos, mas pretendo sim fazer para vender no próximo ano”, disse a aprendiz Missielly Vitória Floes de Oliveira, 16 anos, moradora do Jd Novo Ângulo.

“Eu sou muito curiosa. Sempre fico de olho no site da prefeitura. Estava olhando esse dia e vi a publicação sobre a oficina. Esse é o meu primeiro curso aqui e agora pensando, é uma pena que eu tenha perdido tantos outros encontros antes, porque gostei muito!”, afirmou Marli Vieira Casagrande, 67 anos, moradora do Jardim Novo Estrela.

A Cozinha Escola Comunitária integra o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Periodicamente, o espaço  localizado na Av. Osvaldo de Souza, 375, no Jd. Novo Ângulo, busca disponibilizar oficinas e cursos com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.