Segunda edição online do sarau “Aqui Trem Poesia” acontece na terça-feira (07/07)

“Quem anda nos trilhos é trem de ferro, sou água que corre entre as pedras: liberdade caça jeito”. O lindo verso é de um poema do escritor brasileiro Manoel de Barros, declamado na abertura do sarau “Aqui Trem Poesia”, que terá a sua sexta edição – segunda online Em Casa – nesta terça-feira (07/07), a partir das 19 horas. A atividade será realizada em uma live no Instagram, tendo com principal objetivo democratizar a arte da palavra oral. O evento tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O sarau acontece de maneira descontraída e conta com a participação de poetas convidados e do público, que poderão declamar poesias e textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos. A apresentação fica por conta do rapper e arte-educador Renan Inquérito e o som é comandado pelo Dj Viny.

“As atividades culturais online tem proporcionado alegria para nossa alma. Estamos felizes com a evolução do projeto Sarau Em Casa. Temos obtido um aumento expressivo na interação do público e isso nos motiva a continuar trabalhando e inovando nossos diversos projeto culturais”, avaliou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

O evento, que iniciou as edições online no mês de junho, é realizado em parceria com o Governo Estadual. Outras estão previstas até outubro e acontecem sempre na primeira terça-feira do mês O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019, de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

“Nosso primeiro sarau online foi bem divertido e funcionou mais do que havíamos imaginado! Estávamos apreensivos, pensando que o público pudesse ser menor, já que, infelizmente, nem todo mundo tem acesso à internet e a plataformas online, mas foi surpreendente! Teve fila para declamar e tivemos que iniciar uma nova live no Instagram, para dar tempo de todos participarem. Estamos aproveitando a oportunidade para aproximar quem mora longe, em outras cidades, e que não podia assistir aos saraus presencialmente. Além disso, o conteúdo fica disponível mesmo após a live terminar e muita gente acessou. Tem sido um formato muito rico, que dá o mesmo trabalho ou até mais, mas que tem valido a pena!”, comemorou a coordenadora do evento Gabriela Castilho Guimarães.

Além do sarau em casa, acesse as redes sociais e conheça outras atividades, como o quadro Pílula Poética, oficinas EAD, uma série de podcasts, entre muitas outras que serão divulgadas e acontecerão ao longo do próximo semestre.

Podcast

O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, na quinta-feira, 24 de junho, um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de 5 podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro é contada através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e lindas poesias de Manoel de Barros declamadas, cheias de emoção e significados.

O sarau

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019. O evento já teve três edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e uma em março deste ano, sendo esta última parte do projeto aprovado e realizado via ProAC.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.