Rodovia SP-101 já recebe vigas em obra de viaduto que abrirá nova entrada para Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia acompanha a implantação do viaduto sobre a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), em realização pela concessionária Rodovias do Tietê. Em andamento no km 5, a obra compreende atualmente a colocação de vigas. A estrutura servirá como alça de acesso complementar à obra do Corredor Metropolitano, de responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e em fase final. Por meio do viaduto, será possível acessar a nova entrada de Hortolândia ou seguir do Corredor Metropolitano para a SP-101, nos sentidos Campinas e Monte Mor.

Para a execução do serviço em segurança, parte da operação será realizada durante a madrugada. Com isso, a Rodovias do Tietê informa que o trânsito sofrerá alterações, na próxima madrugada, no sentido de quem vem de Campinas para Monte Mor. A mesma ação se repetirá, na quarta-feira (24/06), na pista sentido Campinas.

Conforme a concessionária, o tráfego da pista será controlado através de operação comboio e com interdições totais de aproximadamente 15 minutos, no período que vai das 23h desta segunda-feira (22/06) até às 5h de terça-feira (23/06). A Rodovias do Tietê afirma que, durante toda operação, o local estará sinalizado e que contará com equipes no local para orientar os motoristas, garantindo a fluidez, segurança e conforto de todos os usuários da rodovia.

Corredor Metropolitano

A obra de implantação do Corredor Metropolitano em Hortolândia chega às proximidades da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), no bairro Chácaras Nova Boa Vista, trecho onde a via expressa se unirá à alça de acesso em construção no km 5 da Rodovia. Os bairros da região do Parque Peron, como Chácaras Nova Boa Vista, Jardim Novo Ângulo e Jardim Nova América, serão a nova entrada da cidade. Os veículos que chegarem a Hortolândia vão passar por este caminho até acessar a Ponte da Esperança (Estaiada), construída pela Prefeitura para integrar as regiões da cidade.

No futuro, o Corredor Metropolitano integrará toda a região, por meio de um viário expresso, desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, até Campinas.

A obra do Corredor Metropolitano faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.