Hortolândia intensifica Operação de Orientação sobre o Coronavírus junto ao comércio

Para evitar a disseminação da COVID-19 em Hortolândia, a Prefeitura intensificou a orientação, junto aos comerciantes, quanto às regras de funcionamento de estabelecimentos de comércio não essencial, durante a pandemia do Coronavírus. Segundo a Secretaria de Segurança, 1.271 estabelecimentos comerciais da cidade já foram visitados por agentes da Operação de Orientação sobre o Coronavírus até a noite desta segunda-feira (13/04). O novo balanço da ação foi divulgado nesta terça-feira (14/04).

A operação, que acontece desde 21 de março, é realizada diariamente pela Guarda Municipal, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o Setor de fiscalização e a Vigilância Sanitária. Os agentes visitam diversos bairros da cidade para garantir o cumprimento do decreto 4.383, de 21/03/2020, que proíbe temporariamente o funcionamento presencial em estabelecimentos comerciais não essenciais. No dia 30 de março, a Prefeitura autorizou o funcionamento destes comércios no sistema de delivery e drive-thru.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o trabalho é realizado para informar os comerciantes sobre como manter o estabelecimento funcionando de acordo com o decreto. Vila Real, Jardim Amanda e Remanso Campineiro são os bairros com o maior número de visitas.

Quem desobedecer o decreto será multado

A Guarda Municipal também realizou 12 boletins de ocorrência por funcionamento indevido de estabelecimentos. Agora, quem descumprir a medida estará sujeito a autuação, multa e interdição por parte do Poder Público.

Para quem não seguir as orientações de funcionamento, o valor da multa aplicada varia entre 10 e 10 mil UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Cada UFESP custa R$ 27,10 e os valores das multas podem ser de R$ 276,10 até 27.610,00, dependendo da reincidência. Também é elaborado um boletim de ocorrência para o proprietário do local que descumpre o decreto.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus é realizada com o apoio de um carro de som, que passa mensagens informativas. Segundo a Secretaria de Segurança, os flagrantes mais comuns são realizados em bares e lojas de material para construção. Em caso de desobediência ao decreto municipal, além da multa, a ação poderá ser considerada crime e os envolvidos, encaminhados para a delegacia e responder pelos atos.

Patrulha intensificada

O patrulhamento em toda a cidade está intensificado. Além do comércio, agentes da segurança pública podem realizar abordagens, ao flagrar aglomerações em espaços públicos e vias da cidade. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.

Feriado teve aglomeração

Também de acordo com a Secretaria de Segurança, de sexta-feira a domingo (10 a 12/04), a Guarda Municipal de Hortolândia realizou 69 atendimentos por denúncia de perturbação de sossego e aglomeração de pessoas em espaços públicos, como praças e vias, e em locais privados, como chácaras e residências.

"Percebemos uma diminuição da necessidade de orientação aos comércios com o passar das semanas. A necessidade de fiscalizar está diminuindo, gradativamente. Agora, precisamos da colaboração da população para não se aglomerar em festas, seja em locais públicos, seja em espaços privados. O momento é de empatia e colaboração das pessoas para, juntos, vencermos o Coronavírus", explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinette.

#HortolândiaSolidária #FiqueEmCasa #Coronavírus