Empossados novos integrantes do Conselho Municipal da Juventude

Os integrantes do COMJUV (Conselho Municipal de Juventude de Hortolândia), para o biênio 2019-2021, foram empossados na manhã desta sexta-feira (07/02). A cerimônia aconteceu no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, e contou com a presença do prefeito Angelo Perugini; dos secretários de Governo Carlos Augusto César (titular) e Silvania Anizio da Silva (adjunta); do diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira; e do comandante da Polícia Militar de Hortolândia, capitão Rodrigo de França Pulzi.

Após a cerimônia de posse, o colegiado elegeu a nova diretoria, que passa a ser formada por Daniel Mateus Rodrigues Anselmo (presidente), Renan Alexandre dos Santos (vice-presidente), Janaina Martins Credendio (1ª secretária) e Joaquim Elias Anselmo (2º secretário).

Além de cumprir papel fiscalizador, o COMJUV é também um órgão consultivo, que auxilia o Poder Público na construção de políticas públicas para o segmento da juventude. Ao todo, o colegiado é formado por 12 titulares e 11 suplentes, uma vez que o segmento “Ensino Superior” não elegeu suplente (veja abaixo).

Perugini desejou um bom mandato aos novos conselheiros. “Onde a juventude não atua não há mudança. É o jovem que tem o espírito de renovação, de transformação. Aquilo que não desafia não transforma. É o jovem que vai desafiar a sociedade para que a cidade crie caminhos que busquem alternativas para a sua verdadeira transformação. A nossa cidade só vai mudar, só vai ter uma vida melhor para os seus cidadãos se a juventude se envolver. A juventude não pode cair naquilo que a sociedade mais provoca nela hoje: a ilusão das drogas, do álcool, do deixar para depois, da inércia, do não ter compromisso com nada, do não se responsabilizar pelas coisas e usar o dedo apontado, sempre botando a culpa nos outros. A maturidade não chega com o  tempo, mas no encontro d’agente com a gente mesmo. Espero que vocês sejam muito maduros e se encontrem, buscando fazer o bem para a nossa sociedade. Não podemos deixar os pobres para trás. Precisamos fazer inclusão social, garantir que as pessoas tenham o direito de trabalhar – o direito mais digno do ser humano. Não se pode excluir as pessoas da sociedade nem da possibilidade de viverem com dignidade.Vocês podem lutar muito para que o jovem tenha o direito de estudar e trabalhar. Vocês não podem ser mais um nesta engrenagem. Têm que ser locomotiva e não vagões”, afirmou o prefeito.

Ao deixar a presidência do CONJUV, Fabiano Cavalcante, faz um balanço positivo dos novos membros. “O Conselho da Juventude é um espaço que dialoga junto com o Poder Público as políticas públicas para a juventude. A gente vem passando por um momento de transformações em que a juventude tem que pautar quais são as suas necessidades: cultura, esporte, lazer, segurança. O conselho é o espaço que dá a voz para que estes jovens se organizem e discutam junto com o governo municipal ações para a juventude. Trabalha junto com o Poder Executivo na pauta da juventude, de fiscalização e proposição de ações para a juventude de Hortolândia. É um conselho com membros mais jovens, a gente vê pelo perfil, que vem com todo gás, com toda a vontade de somar para a juventude de Hortolândia”, avalia o ex-presidente, agora membro suplente pela Secretaria de Governo.

"Com novo mandato do Conselho Municipal de Juventude, nosso maior objetivo será a  ampliação e participação dos jovens para elaboração de Políticas Públicas para Juventude na cidade, juntamente com o Setor de  Juventude. O Planejamento de atuação do Conselho é essencial para a organização e o desenvolvimento das ações, para  fortalecimento do diálogo, promovendo direitos, enfim”, afirma o novo presidente Daniel Anselmo.

O conselheiro Renan Alexandre dos Santos, agora vice-presidente do colegiado, entende que a existência do CONJUV é de grande importância para o município. “Ter uma maior acesso para os jovens e os adolescentes, o espaço deles na política, nos eventos, na cidade em si e em eventos culturais é muito importante. Espero fazer bom proveito desta oportunidade, ajudando a cidade, fazendo com que ela cresça, porque o jovem é o futuro da nossa cidade. Ele é necessário na nossa sociedade. Eu quero passar isso, formar o jovem para o futuro da nossa cidade de Hortolândia”, avalia o novo conselheiro.

“A continuidade do Conselho da Juventude representa a abertura de diálogo que esse governo tem e quer continuar tendo com a sociedade civil no sentido de construir políticas públicas que atendam os anseios da juventude e proporciona espaço de participação popular representativa nessa construção”, avalia o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio.

Confira a formação do COMJUV para o biênio 2019-2021:

Sociedade Civil

Titular: Joaquim Elias Anselmo