Prefeitura realiza mutirão de poda do mato e limpeza no Creape

A Prefeitura de Hortolândia intensifica a limpeza e a poda de mato em vias, áreas verdes e espaço públicos da cidade. Nesta terça-feira (07/01), equipes da Administração realizaram um mutirão do serviço no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. No Jardim Amanda, a limpeza continua no entorno e no espelho d'água da lagoa do bairro, além de ruas e avenidas. Já no Jardim Terras de Santo Antônio, Jardim Interlagos e Jardim Nova Europa, a poda do mato foi feita em áreas verdes e espaços públicos.

No Jardim Rosolen, equipes trabalharam na praça A Poderosa. Na região Central, o serviço aconteceu nas margens do Ribeirão Jacuba. O trevo da EMS, na entrada da cidade e o canteiro central da avenida Olívio Franceschini também receberam o mesmo tipo de serviço. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é feito com maior intensidade nesta época do ano, já que com as constantes chuvas, o mato cresce em um ritmo mais acelerado. Também é comum o descarte irregular de lixo e entulho nessas áreas, servindo como foco para o mosquito transmissor da dengue, além de servir como abrigo para animais peçonhentos.

COLABORAÇÃO

A Prefeitura pede a colaboração para a população não descartar irregularmente lixo, entulho e resíduos. A ação é crime ambiental sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

PIC

A intensificação dos serviços de limpeza e poda do mato na cidade faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC serão realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.