Prefeitura e Sebrae iniciam palestras com inscritos no guia gastronômico

Formações desta segunda-feira (12/08) foram sobre atendimento ao cliente e marketing digital

A Prefeitura já está a todo vapor com os preparativos da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”. Nesta segunda-feira (12/08), o roteiro, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), iniciou a programação de palestras para os 109 estabelecimentos inscritos neste ano (foto). Foram abordados os temas “Atendimento ao Cliente”, com a consultora do Sebrae, Cláudia Adriana Mouro Silva, e “Marketing Digital”, com o fotógrafo BenHur de Santi. Participaram 40 pessoas, entre proprietários e funcionários dos estabelecimentos inscritos. As palestras foram realizadas no Druds Hotel.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, explica que o objetivo é reunir e proporcionar conhecimento e qualificação empreendedora aos restaurantes inscritos. “Para a Prefeitura, este é o momento mais importante que antecede o lançamento do roteiro. Neste período das palestras, conseguimos contribuir diretamente com o crescimento dos estabelecimentos, fornecendo ferramentas de gestão e proporcionando reflexões e networking fundamentais para o ganho de competitividade destes negócios locais”, destaca Monique.

A programação continua na próxima segunda-feira (19/08), com mais duas palestras, uma com o tema “Tendências de Alimentação Fora do Lar 2019”, com a consultora do Sebrae, Cintia Maretto, e a continuação da palestra sobre Marketing Digital.

Neste ano, o “Sabores de Hortolândia” está recheado de novidades. A principal delas é o Prêmio Jacuba, com o objetivo de valorizar a história de Hortolândia. No século 19, a cidade, então denominada Jacuba, era ponto de parada de tropeiros. Na língua tupi guarani, Jacuba (“y-acub”) significa “água quente”. Jacuba era também o nome de um pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel, que os tropeiros comiam durante as paradas de suas viagens. Os estabelecimentos inscritos poderão criar um prato, cuja receita inclua justamente farinha de mandioca, cachaça e mel. O melhor prato ganhará o Prêmio Jacuba.

Outra novidade é que, neste ano, os estabelecimentos inscritos disputarão o Prêmio Excelência de atendimento em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental. O Prêmio Excelência será concedido aos três estabelecimentos mais votados, por categoria.

A 1ª EDIÇÃO

A 1ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia” foi lançada pela Prefeitura, nos formatos impresso e digital, em novembro de 2018. O objetivo da publicação é apresentar e valorizar o setor gastronômico do município e, com isso, estimular a população a consumir no comércio local.

A Prefeitura realizou, em fevereiro deste ano, a cerimônia de premiação da 1ª edição. Os vencedores foram o restaurante Saizen Sushi (1º lugar), Faminto´s Burguer (2º lugar) e o restaurante Sushizeiros (3º lugar). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na 1ª edição do roteiro foram computados 4.000 votos.

O roteiro aumentou o consumo no setor gastronômico da cidade. De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os consumidores injetaram em torno de R$ 5.200.000,00 nos 64 estabelecimentos inscritos na 1ª edição do guia. No período de votação, entre novembro de 2018 a janeiro deste ano, foram servidas cerca de 20 mil refeições nos estabelecimentos inscritos na 1ª edição.

PIC

O roteiro “Sabores de Hortolândia” é uma ação que integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, programa que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.