Unidades de Saúde de Hortolândia programam ações para campanha “Setembro Amarelo”

Mês temático alude à prevenção ao suicídio

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia iniciaram, nesse sábado (09/09), as ações que integram a campanha “Setembro Amarelo”. Durante o mês temático, as unidades de saúde promoverão encontros e distribuição materiais impressos para aludir à população sobre a prevenção ao suicídio.

A campanha “Setembro Amarelo” foi idealizada em nível nacional pela ABP (associação Brasileira de Psiquiatria) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) como forma de reduzir os estigmas que cerceiam o assunto, assim como encorajar as pessoas que passam por momentos difíceis a buscarem ajuda. Regimentada em Hortolândia por meio da lei municipal 3.374 de julho de 2017, a campanha municipal de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo” tem o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito do tema.

Durante as ações no âmbito da saúde, as UBSs realizarão, em todas as regiões da cidade, uma série de ações com a finalidade de conscientizar e debater sobre o suicídio e as formas de prevenção. Entre palestras, rodas de conversa, entrega de panfletos, sondagens de sintomas depressivos e dinâmicas de grupo, as equipes técnicas da saúde abordarão o público geral, desde pacientes do sistema público de saúde a alunos da E.E. (Escola Estadual) Jardim Aline, além de funcionários de uma empresa da cidade e de membros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jd. Rosolém. Todas as ações serão conduzidas por profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, medicina e fisioterapia.

Dados sobre suicídio

De acordo com dados do Ministério da Saúde em 2022, entre 2016 a 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos em decorrência do suicídio. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta o suicídio como a quarta maior causa de morte entre os jovens depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. As estatísticas da OMS induzem, ainda, que o suicídio é um problema complexo, que afeta indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Consulte a seguir a programação completa da campanha “Setembro Amarelo” nas Unidades de Saúde de Hortolândia

Planejamento Setembro Amarelo

Unidade

Data e horário

UBS DOM BRUNO GAMBERINI

PALESTRA NA UNIDADE SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Setembro Amarelo com Psicóloga

20/09/2023 ÀS 09 h.

Pacientes da Unidade e funcionários

ENTREGA DE PANFLETOS SOBRE O TEMA SETEMBRO AMARELO

TODO O MÊS DE SETEMBRO

Pacientes da Unidade e funcionários

Orestes Ongaro

Sondagem de sintomas depressivos utilizando  a escala GDS – 15

Todo o mês de setembro. De segunda, quarta e quinta feira no período da manhâ

População geral.

UBS STA ESMERALDA

Conversa e Dinâmica em grupo sobre Depressão e Suicídio

18/09/23 – ÀS 09:00

CERCA DE 100 FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA C W LOG

UBS Amanda II

Suicídio.

Precisamos falar sobre isso.

A importância da informação para evitar novos casos.

Como identificar um suicida em potencial?
O que eu posso fazer para ajudar?
Dia 11/09/2023 – Período da manhã
Cartazes na entrada da unidade.

11/09/2023 – Período da manhã

Palestra aberta a todos os usuários da UBS.

UBS Novo ângulo

Palestra/ roda de conversa sobre o tema

22/09/2023 às 9h

Público geral

UBS Santa Clara

Roda de conversa no Instituto Esperançar

12/09 às 11:00h

Usuários Acolhidos

UBS JARDIM ADELAIDE

PALESTRA COM CAFÉ DA MANHÃ

14/09 ÀS 08H

PACIENTES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA

UBS SANTIAGO

AÇÃO EXTRA MURO ( ESCOLA ESTADUAL JARDIM ALINE )

21/09/2023 AS 14:00H

ALUNOS  DO ENSINO MÉDIO

UBS NOVA EUROPA

PROGRAMAMOS 2 SITUAÇÕES, 1º RODA DE CONVERSA CONFORME NOSSO PLANEJAMENTO, E

1º DATA 14/09 ÀS 08:30 NA UNIDADE, APÓS GRUPO DE LIANG GONG,

1º PÚBLICO GERAL DA UNIDADE

UBS AMANDA I

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO COM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

26/09/23 ÀS 10 H

LIVRE DEMANDA

UBS SÃO BENTO

SETEMBRO AMARELO - PREVENÇÃO AO SUICÍDIO - CAMINHADA PELA VIDA

09/09/2023 9:00

UBS São Jorge

PALESTRA Prevenção de acidentes e suicídio

28/09 -9h

USF GHIRALDELLI

Roda de conversa

29/09 – 08H

Pq do Horto

Roda de Conversa com a População

22/09/2023 – 9h

População geral.

Roda de conversa com servidores

26/09/2023 -  08:00 as 10:00 / 10:00 as 12:00

Servidores

UBS ROSOLEM

RODA DE CONVERSA - TEMA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

19/09/2023 - 08:30

GRUPO NA IGREJA CATOLICA