Unidades de Saúde de Hortolândia programam ações da campanha “Outubro Rosa”

De exames a palestras, atividades buscam levar conscientização sobre o câncer de mama a mulheres da cidade

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (02/10), as atividades que compõem a campanha “Outubro Rosa”. Organizada com a finalidade de conscientizar mulheres da cidade sobre a temática do câncer de mama, a campanha organizará, ao logo do mês, uma série de ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pelo município. Uma dessas ações será a 1ª Caminha pela Vida – Outubro Rosa, ação de promoção da vida, da saúde e do recomeço de mulheres acometidas pelo câncer de mama. A largada será às 8h da manhã, no cruzamento formado pela Rua Cuba com a Av. da Emancipação, próximo à Guarda Municipal. A chegada será no Observatório Ambiental Parque Escola, no Jd. Santa Clara do Lago II. Durante a largada, o Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria de Governo, arrecadará brinquedos para a campanha “Alegre Uma Vida”.

Com a mensagem “Juntas plantando esperança – cada passo, um recomeço”, a Secretaria de Saúde promove ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. A proposta, é sensibilizar o maior número de mulheres possível em todas as regiões da cidade. Entre as ações programadas, encontram-se palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupos sobre métodos de prevenção do câncer de mama e sobre métodos contraceptivos. A campanha também promoverá exames de Papanicolau e agendamento de avaliações clínicas das mamas. Além de conscientizar o público feminino sobre a importância do autoexame, as palestras buscam despertar nas participantes a ideia de que se cuidar é um ato de amor próprio e apresentar orientações para elevação da autoestima.

Outubro Rosa, uma campanha global

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. O mês temático tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a campanha foi regulamentada, em 2018, pela Lei Federal nº 13.733. A legislação federal institui as atividades que devem ser desenvolvidas pelos entes federativos para endossar a campanha. Uma dessas atividades é a iluminação de prédios públicos, ação realizada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica de Hortolândia ao iluminar, nesta segunda-feira (02/10), a Ponte da Esperança, também conhecida como Ponte Estaiada, na cor rosa.

Consulte a programação completa da campanha Outubro Rosa em 2023 clicando neste LINK.