Hortolândia realiza 6° Seminário de Meio Ambiente - ESG para impulsionar Sustentabilidade

Prefeitura reuniu setor público, privado e sociedade civil em evento para discutir estratégias ESG e fortalecer a consciência ambiental na cidade

Nesta terça-feira (26/09), o auditório da Câmara Municipal de Hortolândia foi palco do "6° Seminário de Meio Ambiente - ESG (Environmental Social and Governance), Contribuindo no Desenvolvimento de Cidade Inteligente e Sustentável," realizado pela Prefeitura de Hortolândia através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O principal objetivo do encontro foi debater estratégias no contexto ambiental, social e de governança. Durante o seminário, foram discutidos tópicos cruciais, incluindo mudanças climáticas, mercado de carbono, ética empresarial, inclusão social, liderança feminina, desafios para a Amazônia e novas tecnologias.

O evento contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, a secretária adjunta Sunne Teixeira dos Santos, a secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Sandra Aparecida Zaith, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua e o secretário adjunto Rodrigo Roberto Teixeira de Oliveira. A programação contou também com a participação de cinco palestrantes renomados que abordaram uma série de tópicos essenciais com foco em sensibilizar e envolver empresas da região no conceito ESG, que abrange "Ambiental, Social e Governança". (Veja a lista dos temas abordados e palestrantes abaixo).

"Hortolândia é referência nacional em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Assumimos o compromisso de induzir e promover o desenvolvimento do município, porém, preservando o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras”, afirmou.

Alex Gama Salvaia, um dos palestrantes e criador do primeiro Programa de Certificação ESG no mundo, ressaltou a relevância da temática ESG para o mercado. "É uma temática muito relevante para o mercado, porque a agenda ESG incentiva empresas de vários setores a terem práticas mais sustentáveis, de modo a impactar menos o meio ambiente e sobreviverem no mercado ao longo dos anos. Esse evento vai levar conhecimento para empresários, funcionários e para o mundo corporativo em geral", destacou

O seminário também atraiu empresas de médio e grande porte, conselhos relacionados ao tema, estudantes da ETEC (Escola Técnica Estadual de Hortolândia), além do público em geral interessado no assunto, oferecendo uma oportunidade inclusiva para engajamento e aprendizado sobre questões relacionadas à sustentabilidade e ESG.

Uma das alunas do 3ª da ETEC, Lavínia Pereira Neres, de 17 anos, destacou sua visão sobre o assunto abordado na palestra. "Todas essas ações fazem uma grande diferença para nós. Estamos orgulhosos de contribuir para um futuro mais sustentável", destacou a jovem, moradora do bairro Jardim Terra Santo Antônio.

Já a aluna Vitória Luiza Gomes Bandeira, 18 anos,  moradora do Parque Ortolandia, destacou o quanto é relevante aprender sobre o meio ambiente. "A educação ambiental nos ensina a ser responsáveis com o nosso planeta. É um conhecimento que levaremos conosco para toda a vida e que podemos compartilhar com os outros para criar um futuro mais sustentável", disse.

Eliane Nascimento, Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, enfatizou a importância do evento para Hortolândia. "Esse evento é dedicado à construção de uma cidade mais inteligente e sustentável. Realizar essa discussão aqui é fundamental para o sucesso de Hortolândia como um modelo de desenvolvimento consciente e responsável", declarou.

Confira os temas e conheça os palestrantes:

Palestra 1: Apresentação dos Projetos Ambientais e de Sustentabilidade do Município

Palestrante: Thomy Lucas Nogueira

Gestor Ambiental

Pós-Graduação: Especialização em SGI (Sistemas de Gestão Integrada)

Chefe de Divisão de Licenciamento Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Palestra 2: O Papel do poder público na Agenda ESG, experiência do Município de Piracicaba

Palestrante: Alex Gama Salvaia

ESG Expert.

Criador do Primeiro Programa de Certificação ESG no mundo.

Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SP.

Palestra 3: Implementação de Práticas ESG- A Jornada da Dow

Palestrante: Renata Campos

Bacharel em Química.

Gerente de P&D para silicones, com responsabilidade pela entrega do portfólio de inovação para silicones.

Gerencia o time de assistência técnica a clientes na América Latina.

Palestra 4: Recicla Junto CONSIMARES – A Agenda ESG no fomento da economia circular

Palestrante: Valdemir Ap. Ravagnani (Mimp)

Engenheiro Agrônomo, com especialização em Gestão Integrada de Resíduos

Superintendente do Consimares - Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas

Palestra 5: Sustentabilidade Empresarial: Desafios e Oportunidades

Palestrante: Prof. Cândido Ferreira Filho

Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade da PUC-Campinas.

Áreas de pesquisa incluem desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, ESG (Environmental Social Governance), responsabilidade social corporativa e políticas públicas.

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).