Pais elogiam organização na entrega de uniformes nas escolas

Prefeitura iniciou hoje (11/02) distribuição dos kits de inverno e verão nas escolas municipais; entrega vai até o final deste mês

A organização na entrega dos kits de uniforme escolar foi bastante elogiada pelos pais, no primeiro dia da ação realizada pela Prefeitura de Hortolândia. O prefeito Angelo Perugini esteve em quatro escolas, nesta segunda-feira (11/02), onde realizou pessoalmente a entrega dos conjuntos de verão (duas camisetas e uma bermuda) e inverno (calça e jaqueta): Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dra. Zilda Arns Neumann, no Jd. Estela; EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas, na Chácara Assay; EMEF Dona Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda I; e EMEF Renato Costa Lima, no Jd. Amanda I. Para garantir que a entrega acontecesse de forma ordenada, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia fez a prova das roupas nos alunos, com antecedência, nos primeiros dias do ano letivo. Com isso, as famílias levaram para casa o uniforme no tamanho certinho da criança, evitando a necessidade de ajustes.

Uma das famílias que levou o uniforme para casa é a do Ruan Vinicíus, aluno do 1 º ano da Emef Dra. Zilda Arns Neumann. A mãe dele, a secretária Adriane Karen Matos de Araújo, de 28 anos, disse que a equipe da escola realizou a prova dos uniformes nos alunos, com antecedência, o que agilizou a entrega. “Estou muito feliz em levar para casa o uniforme completo, inclusive o agasalho de inverno. É muito bom contar com esta ajuda da Prefeitura, ainda mais desta forma organizada como aconteceu”, ressaltou.

A depiladora Maria Aparecida Sobrinho, de 62 anos, também estava feliz com a chegada do uniforme da neta, Ariadny, estudante do 5º ano da EMEIEF Bairro Três Casas. “O uniforme que chegou no ano passado já está pequeno. Muito bom contar com estas roupas novas bem neste início de ano. Evita de usar as roupas de casa para vir para a escola”, afirmou.

“Estes uniformes foram feitos com muito amor, por aprendizes do curso de Costura Industrial, oferecido pela Prefeitura. Ao mesmo tempo que aprendem uma profissão, elas costuram as roupas que as crianças vão usar nas escolas. E é muito importante que as crianças tenham um uniforme, que elas sejam identificadas como alunas da rede municipal, e recebam acompanhamento dos profissionais das escolas e também das famílias. É dentro das famílias que as crianças aprendem como ser cidadãos de bem para, no futuro, construírem um país melhor”, destacou o prefeito Angelo Perugini.

“A distribuição dos uniformes exige muita organização, pois são mais de 150 mil peças, que serão entregues em 56 escolas municipais. Por isso, valorizamos o prefeito Angelo Perugini, que vê a importância deste trabalho e se esforça para tudo isso aconteça da melhor forma possível”, mencionou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini.

A entrega dos kits de uniforme prossegue até o dia 28 deste mês. Nesta terça-feira (12/02), a distribuição será nas seguintes escolas: EMEF Armelinda Espúrio da Silva, no Jd. N. Sra. de Fátima (às 7h30); EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho (às 10h30); EMEF Fernanda Grazielle R. Covre, no Jd. Adelaide (às 13h30); e EMEF Salvador Zacharias P. Junior, no Jd. Novo Ângulo (às 16h30).

A entrega dos uniformes escolares beneficiará os cerca de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino, inclusive alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). São 150 mil peças, produzidas por 60 alunas do curso de Costura Industrial, oferecido por meio do CQPP (Centro de Qualificação Pessoal e Profissional), programa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. “Foi um curso bastante produtivo. Espero que os alunos gostem dos uniformes, pois foram produzidos com muito cuidado e amor”, destacou o Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Bueno.

De acordo com informações do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, esse mesmo modelo de uniforme custaria R$ 150, caso fosse comercializado, o que representa economia as famílias que receberão as roupas gratuitamente. Os tecidos usados para confecção das peças são de poliester e viscose para camiseta, além de poliamida e elastano para calça, jaqueta e bermuda.

PIC

A Educação é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini, que investe em melhorias no atendimento aos alunos da cidade. Desde 2017, a Prefeitura oferece uma nova alimentação escolar, com a proposta de servir uma refeição mais saudável os estudantes das escolas municipais, estaduais e a ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia, Centro Paula Souza. A Administração conta com um cardápio com frutas, verduras, arroz, feijão e carne, servidos diariamente a cerca de 43 mil alunos.

Outro investimento da Prefeitura está na ampliação do Programa de Educação Integral para 21 Emefs (Escolas Municipal de Educação Fundamental) do município, cuja ação proporcionará atendimento de 3,5 mil alunos. No ano passado, 15 escolas desenvolvem o projeto, que oferece aulas no período de manhã e a tarde.

A Administração ainda busca apoio do Governo Estadual para implantar uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Hortolândia, com a proposta de oferecer gratuitamente curso superior nas áreas de tecnologia. Para incentivar o jovem, a Prefeitura mantém o cursinho popular, para preparar a população para o Vestibular e para o Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio). As inscrições estão abertas e as vagas dobraram de 60 para 120.