Ações da Prefeitura em parceria com a Sabesp reforçam saneamento básico em Hortolândia

Trabalho está intensificado com implantação de redes na região do Boa Vista e serviços em mais 15 bairros

A parceria entre Prefeitura de Hortolândia e Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) contribui para o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade pelos próximos 30 anos com ações que fortalecem o saneamento básico. Na região do Jardim Boa Vista, continua a implantação, prolongamento e remanejamento das redes de esgoto. O trabalho acontece em sistemas subterrâneos localizados nas vias do bairro.

Desde a semana passada, além do serviço no Boa Vista, estão intensificadas ações em diversos outros bairros. A desobstrução das redes, orientações para correta ligação, vistorias e fiscalizações contra o descarte irregular de dejetos domésticos nas redes de águas pluviais também acontece no Jardim Nova América, Jardim Amanda, Jardim Everest, Remanso Campineiro, Jardim Adelaide, Jardim Rosolém, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Conceição, Jardim Nossa Senhora da Fátima, Orestes Ôngaro, Vila Real e Parque do Horto.

“Outros serviços relacionados ao saneamento básico também acontecem diariamente para proteger o meio ambiente, rios, lagos, lagoas, nascentes e mananciais. No Jardim São Bento, onde acontece a implantação do novo parque socioambiental da cidade, foi realizado o mutirão de limpeza e desobstrução dos bueiros. Já no Jardim Santana, está em andamento o remanejamento de ramais para melhor funcionamento dos sistemas”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panicio, o Mercadão.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.

Todo o conjunto de ações que reforçam o saneamento básico em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.