Obras da Ponte Estaiada avançam rumo ao Jardim Novo Ângulo

Previsão é que acessos à estrutura sejam concluídos até julho

As obras para liberação da Ponte Estaiada avançam rumo ao Jd. Novo Ângulo. Na extremidade da ponte pelo Jd. Santa Rita de Cássia, a Prefeitura de Hortolândia finaliza a cabeceira que dará acesso à estrutura. Na próxima semana, as obras deste lado serão concluídas. Já pelo outro lado, onde o Governo do Estado trabalha na continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste, via expressa regional que inclui a ponte no traçado, a terraplenagem no terreno dá os primeiros contornos da pista que seguirá desde a ponte até a rua Antônia Luzia de Jesus, no Jd. Novo Ângulo, e em seguida, pela avenida Antônio da Costa Santos, no Jardim Nova América. A previsão da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) é que o acesso e a pavimentação da ponte sejam concluídos até julho, quando a estrutura será liberada para o tráfego de veículos.

“A obra que é responsabilidade da Prefeitura será concluída nas primeiras semanas de maio. Realizamos a última concretagem da cabeceira pelo Jd. Santa Rita de Cássia e, agora, trabalhamos na instalação de gradil, separando a pista de veículos da passagem de pedestres”, informou o secretário de Obras da Prefeitura, Sérgio Torrecillas. A cabeceira une a rua José João da Silva, no Jardim Santa Rira de Cássia, à estrutura da Ponte. “Já as obras em realização pelo Governo Estadual contemplam a demarcação do trecho viário que será aberto em direção ao Jardim Novo Ângulo”, completa o secretário.

O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Com a liberação do tráfego de veículos prevista para julho, a Prefeitura proporcionará integração local, unindo as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Numa segunda etapa, quando o Estado avançar com as obras pelo Parque Perón e for construída uma alça de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), a Ponte Estaiada será um importante eixo viário regional, com acesso rápido à SP-101, rumo à Campinas.

Corredor Metropolitano

As obras do Corredor Metropolitano pela Ponte Estaiada começaram neste mês. O trabalho contempla intervenções em um trecho de 4,8 quilômetros que liga Hortolândia, Sumaré e Campinas. No perímetro de Hortolândia, o serviço compreende obras a partir da Ponte Estaiada, passando pelo Jardim Nova América, até chegar à rodovia SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio. Neste trecho será implantado o novo trevo de acesso à cidade, no quilômetro cinco da rodovia. Também estão previstas duas alças de acesso à rodovia SP-101 sobre a ferrovia, além de duas estações de transferência de ônibus, uma no Jd. Rosolen e outra no Parque Peron, cinco estações de embarque e desembarque, um viaduto sobre a SP-101 no acesso ao Jd. Rosolen, além de um Centro de Controle e Operações, na avenida Olívio Franceschini.