Para aprimorar transporte municipal, Prefeitura lança canal de atendimento via celular

Prestação de serviço, por meio de aplicativo WhatsApp, foi lançado nesta quarta-feira (17/05), no auditório da Câmara Municipal, no Parque Gabriel

O ônibus municipal atrasou? Motoristas da linha que você usa alteram o trajeto, sem autorização? O coletivo passa direto ao ver idosos no ponto? Se você quer aprimorar o transporte coletivo municipal, fale com a Prefeitura. A Secretaria de Mobilidade Urbana acaba de abrir um canal direto de contato com a população: o celular (19) 99976-3069, que, por meio do aplicativo WhatsApp, recebe mensagens com sugestões, críticas, denúncias e também elogios ao sistema.

O serviço foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira (17/05), durante a Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana, realizada pela Administração, no auditório da Câmara Municipal, no Parque Gabriel. O objetivo é ouvir as solicitações dos usuários e, assim, aprimorar o transporte coletivo municipal.

O novo canal de atendimento funcionará da segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois prazos de resposta: em até 24h, em dias úteis, ou nas primeiras 12h do primeiro dia útil após sábados, domingos e feriados. O WhatsApp da Mobilidade é exclusivo para demandas relativas ao transporte coletivo municipal. O usuário deverá informar local, horário, linha e prefixo do ônibus relacionado ao fato relatado.

Durante a Audiência, a equipe gestora apresentou aos presentes o que já foi feito para reestruturar o sistema de transporte urbano municipal, uma das principais metas da Prefeitura na área: além da criação da própria Secretaria de Mobilidade Urbana, a inspeção veicular na garagem da Viação Lira, concessionária responsável pelo serviço; fiscalização no Terminal Metropolitano e aferição do ICV (Índice de Cumprimento de Viagens), substituição da frota em caso de quebra e teste do ônibus elétrico, visando a renovação e substituição da frota. Entre as ações a realizar estão a implantação do próprio sistema de transporte e do bilhete único municipal e metropolitano, a criação de linhas que integrem os bairros e de cartão para idoso, além da definição de nova frota, em quantidade e tecnologia, dentre outras.

Para tornar Hortolândia referência em segurança viária, a Secretaria avalia que é necessário organizar o sistema viário, estacionamentos e circulação, priorizando a vida das pessoas. Entre os desafios está o de tornar a rodovia SP-101 mais segura, bem como fazer intervenções nas calçadas do município para torná-las acessíveis, aprimorar a sinalização, reativar radares para controle de velocidade e avanço do sinal, criar áreas de estacionamento e um pátio municipal.

Durante o evento, o secretário Atílio André Pereira também destacou ações realizadas e metas a cumprir nas demais áreas prioritárias: participação popular e transformação de Hortolândia em uma cidade “ciclável”, ou seja, em que as pessoas possam se deslocar de bicicleta com segurança e conforto. Estes tópicos também foram discutidos durante as 23 reuniões plenárias, promovidas pela Prefeitura entre março e maio deste ano.

Para o secretário, a Audiência Municipal foi uma primeira oportunidade de dar à comunidade retorno sobre questões apresentadas na 1ª rodada de plenárias, tais como carros abandonados, dificuldade de usar linhas municipais para chegar ao Centro e à Região do Green Park, regulamentação de pontos de estacionamento, desrespeito a usuários idosos por parte de motoristas do transporte coletivo e descumprimento das leis de trânsito por parte dos motoristas.

“O prefeito Angelo Perugini quer ouvir a população para que possamos mudar e transformar juntos o transporte público na cidade. Nas Plenárias da Mobilidade, ouvimos muitas críticas e vamos buscar soluções para melhorar a vida dos moradores”, afirmou o secretário de Governo, Carlos Alberto César, o Cafu.

“O principal objetivo do governo é ouvir os moradores, para que possamos implantar melhores condições na mobilidade urbana da cidade. Durante as Plenárias, foi importante a participação dos munícipes e percebemos que estamos no caminho certo. Os moradores anseiam por um transporte público de qualidade e vamos buscar melhorar”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito, José Nazareno Zezé Gomes.