Jornada Pedagógica 2017 termina nesta sexta-feira (27/01)

Educadores elogiam troca de experiências no evento

A Jornada Pedagógica 2017 termina nesta sexta-feira (27/01) com 12 palestras, que acontecerão nos períodos da manhã e da tarde, no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), também no Remanso Campineiro, nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques, na Vila Santana, Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e Profa. Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real. As palestras abordarão temas como uso de jogos na alfabetização, práticas humanizadoras em Educação Especial e Inclusiva, práticas pedagógicas em africanidades, dentre outros.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a Jornada Pedagógica é uma atividade de formação para profissionais da educação da rede municipal de ensino. Tradicionalmente, o evento é realizado na semana que antecede o início das aulas. Com o tema “Educar para Humanização e Cidadania”, a Jornada deste ano conta com participação de 2.300 profissionais da educação.

A educadora infantil da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Residencial São Sebastião II, Marli Hirose, destaca a troca de experiências proporcionada pelo evento. “É muito bom ser recebida com a Jornada. Ela significa boas-vindas ao ano letivo e adquirimos novos conhecimentos pedagógicos. Compartilhamos experiências e ampliamos o diálogo com nossos pares. Seleciono sempre a oficina que tenho interesse e que irá complementar a minha formação”, destaca.

A professora de Educação Infantil da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Santa Amélia, Nívea Helena Santos Farias, ressalta que a Jornada é o momento em que os profissionais da educação têm contato com novas ideias. “Estou gostando muito da Jornada. Creio que vamos iniciar mais um ano com novas expectativas. E também com novas ideias sobre como trabalhar com as crianças na Educação Infantil e prepará-las como cidadãos melhores. Participei da palestra sobre letramento que aconteceu na quinta-feira (26/01). Enquanto professora de educação infantil, creio que tudo começa por aí”, observa.

JOGOS

Uma das palestras desta sexta-feira voltadas para professores de Ensino Fundamental é “A utilização de jogos como estratégia de alfabetização, letramento e matemática”, que será ministrada por Ângela Trainotti em dois horários (8h30 e 13h30).

Outras duas palestras, também para professores de Ensino Fundamental, são “Práticas humanizadoras com crianças público-alvo da Educação Especial e Inclusiva”, com Isaac Rodrigues Saglia, que acontecerá às 8h30 e às 13h30, e “Práticas pedagógicas em Africanidades”, com Adelson dos Santos, às 8h30 e às 13h30.

Para professores de Arte, Música e Língua Inglesa, haverá a palestra “É possível encantar as crianças?”, às 8h30. Já para professores de Educação Especial, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Educação Física será ministrada a palestra “O que a inclusão nos diz sobre a escola de hoje”, com Carla Biancha Angelucci.