Hortolândia inicia projeto de orientação sobre serviços de saúde para melhor idade

Prefeitura começou o projeto “Saúde até você” com palestra para público do Centro de Convivência da Melhor Idade, nesta segunda-feira (04/03)

Quando o morador deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde)? Para responder essa e outras perguntas, a Prefeitura de Hortolândia implanta o projeto “Saúde até você” para a população da melhor idade. O projeto começou, na manhã desta segunda-feira (04/03) com uma palestra ministrada pela Secretaria de Saúde para mais de 200 usuários do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo, localizado no Remanso Campineiro.

De acordo com a chefe de gestão e cuidado integral na Atenção Primária, Juliana Davoli Sturaro, a palestra explicou quais são os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde. Também foram abordados quais são os órgãos e unidades que formam a Atenção Básica, a Atenção Especializada, e a rede de Urgência e Emergência do município.

“Por meio desse projeto, nós atendemos o grande número de demandas de pessoas da melhor idade que nos são encaminhadas. Eles nos perguntam muito sobre quais serviços ou unidades de saúde eles devem procurar em determinadas situações. Após as explanações, abrimos espaço para perguntas. O pessoal da melhor idade foi bastante participativo”, destaca Juliana Sturaro.

A palestra também abordou um tema que está em alta atualmente no cenário nacional: o aumento dos casos de Dengue. O público da melhor idade recebeu orientações sobre Dengue e ações preventivas para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, o projeto terá periodicidade mensal. A próxima edição, programada para abril, abordará vacinação e o calendário vacinal específico para a população da melhor idade.