Equipamentos públicos de Hortolândia recebem ações da campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura”

Rodas de conversas abordaram questões da Consciência Negra e do combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Hortolândia continua intensificando as ações da campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura: as diferenças se encontram no respeito”. Na segunda-feira (13/11), a Secretaria de Governo, por meio do Departamento da Mulher e do Departamento de Direitos Humanos, e a Secretaria de Cultura promoveram uma roda de conversa no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jd. Novo Ângulo. Já na terça-feira (14/11), as ações foram realizadas no Jd. Amanda, em visita ao CRAS e ao CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do bairro.

Organizada em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a roda de conversas com mulheres assistidas pelo CRAS do Jd. Novo Ângulo abordou questões étnico-raciais, versando sobre situações cotidianas de racismo, preconceito e de desigualdades sociais. Na segunda parte do encontro, as participantes receberam orientações sobre as formas de identificação, prevenção e combate da violência contra a mulher. Ao final da ação, o Departamento da Mulher distribuiu materiais impressos com informações dos canais de apoio, denúncia e acolhimento disponíveis em Hortolândia.

Na terça-feira (14/11), as equipes da Prefeitura organizaram duas atividades no Jd. Amanda. A primeira foi no CRAS do bairro, em um evento que contou com a participação de 100 pessoas inscritas no órgão assistencial. O público pôde prestigiar o repertório temático sobre a cultura preta apresentado pelo Quinteto Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura. Os presentes também se emocionaram com a apresentação de um dos membros do Quinteto, o músico Cariri, que destacou a importância da música e seus ritmos como forma de resistência do povo negro escravizado. A contextualização história estimulou a reflexão sobre a escravidão, o racismo e sobre a luta pelos direitos de igualdade.

A segunda atividade organizada pelas equipes da Prefeitura, ainda na terça-feira (14/11), levou a campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura” ao CCMI do Jd. Amanda. A ação teve início com uma apresentação de capoeira, atividade regular ofertada pela Secretaria de Esportes. Os membros da melhor idade puderam conhecer as origens da luta-dança e de que forma a capoeira foi usada como ferramenta de resistência durante o período de escravidão. O evento contou, ainda, com a contação de histórias da coordenadora do CCMI do Jd. Amanda, Josiane Crepaldi, e com uma atividade dinâmica para confecção da boneca Abayomi, símbolo da resistência da cultura negra que remete aos tempos de escravidão. Depois de confeccionadas, os idosos puderam levar a boneca para casa. O encerramento da atividade ficou por conta de um grupo de percussão, que apresentou um repertório alusivo ao tema da consciência negra.

A Diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, enfatiza o caráter acolhedor da campanha. “Em todos os espaços e grupos que levamos a mensagem sobre Consciência, Ativismo e Cultura, ouvimos depoimentos de pessoas que sofreram ou sofrem preconceito, racismo, atos de misoginia e violência sofrido pelas mulheres. Nosso compromisso em levar conhecimento e apresentar os serviços disponíveis aumenta diante da dor relatada quando os direitos de todos não são contemplados”, declarou Josefa Teixeira.

As ações programadas pela Prefeitura de Hortolândia para a campanha “Consciência, Ativismo e Cultura: as diferenças se encontram no respeito” podem ser consultadas na íntegra por meio deste LINK.