Educação inclusiva é tema de atividade desenvolvida na Educação

Mais de 40 profissionais participam do cronograma que se encerra em junho

A Educação Inclusiva estará em destaque até o dia 15 de junho deste ano. Na data acontece o encerramento do clico de encontros da formação continuada sobre  “Trabalho pedagógico com conceitos científicos, ensino promissor e formação de professores na Educação Especial", realizadas  pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. As palestras ministradas pelas professoras pesquisadoras responsáveis,Glaúcia Uliana Pinto e Maria Inês Bacellar Monteiro. (ver cronograma abaixo).

Os encontros acontecem no Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, que fica na Rua Olivio Franceschini, 200, Parque Santo André.  O público alvo são os professores da AEE (Educação Especial Educacional Especializada) e Programa de Distúrbio de Aprendizagem, gestores da Secretaria e do CIER. São ao todo 40 profissionais. Serão quatro encontros de 3 horas.

O objetivo é apontar para uma prática pedagógica que trabalhe com os conceitos científicos, numa perspectiva dialógica e de produção de sentidos, focalizando os modos de ensinar e aprender na perspectiva histórico-cultural e enunciativo-discursiva.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a proposta é desenvolver um trabalho de formação continuada com professores da rede municipal  de ensino que envolvem alunos com algum tipo de deficiência em sala de aula. “Os encontros irão promover discussões teóricas articuladas às ações cotidianas do universo escolar dos professores, que serão convidados a compartilhar com o grupo as suas experiências e vivências”, explicou.

16/3 -  Apresentação da proposta e orientações

20/4 - Estudos: Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural Ideias centrais da teoria sócio-histórica.  Apresentação pelos professores, dos alunos focais e suas especificidades; relatos orais e escritos (narrativas) sobre as práticas pedagógicas cotidianas e dificuldades neste processo.

18/5 - Estudos- Relatos orais e escritos (narrativas) sobre os alunos e as práticas pedagógicas cotidianas e dificuldades neste processo para discussão no grupo.

15/6 – Estudos: A significação nos espaços educacionais. Avaliação e considerações gerais sobre as atividades realizadas no grupo. Sugestões e encaminhamentos das atividades para o próximo semestre.