Profissionais de Educação de Hortolândia visitam feira educacional de tecnologia em São Paulo

Visita à 29° edição do evento, que abordou “Inovação e Transformações Sociais”, ocorreu nesta quarta-feira (24/04)

Cerca de 40 profissionais da rede municipal de ensino de Hortolândia viajaram até a capital paulista, nesta quarta-feira (24/04), em busca de novos conhecimentos na área de tecnologia e educação. Eles participaram, no espaço Transamérica Expo Center, da 29ª edição da Bett Brasil 2024, considerada uma das maiores feiras de educação e tecnologia da América Latina. Neste ano, a feira abordou a questão da “Inovação como propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”.

De acordo com a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, este é o terceiro ano consecutivo que profissionais da Prefeitura, da área da educação, visitam a feira. A comitiva reuniu diretores e assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, supervisores do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, diretores de departamento e outros profissionais da área. Ao longo do dia, eles acompanharam uma série de atividades, discussões e experiências, viram demonstrações de produtos e serviços, materiais e exposições sobre as principais tendências de tecnologias educacionais no país. Também puderam assistir palestras gratuitas sobre cultura digital, conexões humanas, aprendizagem transformadora, inteligência socioemocional e futuros sustentáveis. Neste ano, uma das novidades é que o evento abriu um espaço exclusivo para a Educação Pública, com palestras abertas e gratuitas para o público geral.

"Para nós, que estamos à frente de iniciativas como a robótica nas escolas e introduzindo e realizando os primeiros testes com o sistema Conecte, a feira se torna uma oportunidade incrível de conhecer as inovações e trocar as experiências com outras redes de ensino e instituições educacionais. Participar também das principais discussões sobre as novas ferramentas, IA (inteligência artificial) e outras discussões foi bastante interessante também”, ressaltou o professor formador em Tecnologias Educacionais e Robótica e supervisor do CFPE "Paulo Freire", Antonio Carlos Lepri Júnior.

"Às vezes, buscamos soluções complexas para desafios que encontramos nas salas de aula, mas, muitas vezes, as respostas mais eficazes estão nas soluções simples. A feira tem esse lado também. Vemos discussões e exposições que buscam encontrar maneiras criativas e acessíveis de promover um aprendizado significativo para nossas crianças, desde métodos de ensino inovadores até o uso inteligente de recursos disponíveis, como materiais didáticos adaptados ou ferramentas digitais acessíveis. Podemos fazer uma grande diferença na vida das crianças ", observou a diretora de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.

Encontros tecnológicos

Após participar da 29ª edição da Bett Brasil 2024, a diretora de Ciência e Tecnologia visitou o escritório do Google Brasil, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Durante a visita, a convite da empresa, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes; a diretora Maria Angelina de Campos e o profissional da área meio, José Justino da Silva Filho, e tiveram a oportunidade de ver de perto e explorar as mais recentes soluções e ferramentas educacionais, bem como de trocar experiências com profissionais da empresa.

Além das atividades na feira, Hortolândia também marcou presença no encontro de secretários e autoridades paulistas com o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder. O município foi representado pelo secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo, que avaliou o encontro como “um importante espaço de diálogo e colaboração entre diferentes esferas educacionais”.