Beneficiados do programa “Minha Casa Minha Vida” de Hortolândia recebem certificados de conclusão de cursos profissionalizantes

Prefeito Antonio Meira fez entrega dos certificados durante cerimônia nesta terça-feira (22/03) na Câmara Municipal

Ao conquistar a casa própria, os beneficiados do programa “Minha Casa Minha Vida” têm que encarar o desafio de pagar as prestações de seus imóveis e demais contas, como a de água e energia elétrica. Para ajudá-los nessa tarefa, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, organizou cursos profissionalizantes para moradores dos empreendimentos populares. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão aconteceu nesta terça-feira (22/03) na Câmara Municipal, com presença do prefeito Antonio Meira. Foram entregues 210 certificados aos moradores dos residenciais Bertioga, Guarujá, Peruíbe, Praia Grande, Espanha, Portugal, Suíça e Bromélias I e II.

Financiados pela Caixa Econômica Federal e ministrados pelas empresas GAB Engenharia, Ekamaro Treinamentos e Acta Treinamento e Desenvolvimento, os cursos integram o Projeto Técnico Social, ação prevista nos empreendimentos do “Minha Casa Minha Vida” com objetivo de proporcionar geração de renda aos moradores das unidades habitacionais. Foram oferecidas 570 vagas em seis cursos:  automatizador de portão, instalador de cerca elétrica, operador de empilhadeira, operador de ponte rolante, operador de retroescavadeira e informática.

Antes de iniciar a entrega dos certificados, o prefeito Antonio Meira destacou o senso de superação dos moradores. “Estou muito feliz com esta entrega de certificados. Imagino quantas dificuldades vocês passaram para chegar até aqui. Quero que vocês acreditem no seu potencial e apostem em si mesmos. Quero que o cidadão hortolandense que desejar ser pedreiro, seja o melhor, que ele se qualifique para cobrar o preço que achar que seu serviço vale”, disse.

Social

O secretário de Habitação, Marcelo Zanibon, salientou o lado social dos cursos. “As pessoas receberam a oportunidade e souberam aproveita-la. O projeto Minha Casa Minha Vida não pensa só em oferecer construções de qualidade, mas também em como melhorar a condição de vida das pessoas. Queremos melhorar a cidade por completo com a inclusão das pessoas”, observou.

Na plateia, os moradores aguardavam com expectativa a entrega de seus certificados. Dentre eles estava o casal Luiz Carlos Barbosa dos Santos, 27 anos, e Daiana Medeiros Soares dos Santos, 25 anos, e seu filho João Lucas, de 11 meses. Moradores do residencial Guarujá, eles frequentaram mais de um dos cursos oferecidos: Daiana fez os de operador de retroescavadeira, empilhadeira e ponte rolante; Luiz também fez os três cursos, mais o de instalador de cerca elétrica. “Foi uma ótima oportunidade, ainda mais num momento ruim da economia”, destacou Daiana.

Para Alexandre Álvaro, 29 anos, também morador do residencial Guarujá, ter feito os cursos já dá bons resultados. Pai de dois filhos e desempregado há sete meses, Alexandre frequentou os cursos de operador de retroescavadeira, empilhadeira e ponte rolante. Ele conta que há uma semana está em período de teste em uma empresa da cidade. “Com os cursos temos mais opções de trabalho. Além da parte teórica, tivemos também aulas práticas, o que ajuda a ter noção do trabalho em si”, explica.

Quem ainda não conseguiu emprego, segue na luta sem desanimar. É o caso de Nubiane Oliveira Monteiro, de 38 anos. Moradora do residencial Guarujá, ela fez os cursos de operador de retroescavadeira, empilhadeira e ponte rolante. “Esses cursos foram uma grande oportunidade, principalmente para quem não tem condição de pagar um, e uma grande porta que se abriu para nós. Com o certificado, já vou enviar currículos”, diz. Conseguir logo um trabalho é o que também move o morador do residencial Guarujá Messias Dotta, de 50 anos, que fez os cursos de operador de empilhadeira, retroescavadeira e ponte rolante. “Eu gostaria que tivesse tido mais cursos em outras áreas e qualificações. Espero estar logo trabalhando em alguma empresa da nossa cidade”, diz esperançoso.

Até o momento, a Prefeitura de Hortolândia já entregou 2.220 unidades habitacionais por meio do programa “Minha Minha Casa Minha Vida”. A meta é chegar a 3 mil unidades habitacionais entregues até o fim deste ano.