Folia de Reis é tema de curso gratuito no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”

Inscrições vão até 22/02; o curso será ministrado por Mestre Chiquinho, da Companhia dos Santos Reis Rosa dos Anjos

Despertar o interesse dos jovens para uma das mais importantes tradições da cultura popular. É com esse objetivo que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, oferece o curso gratuito de Folia de Reis no Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Junior” (Rua Rosa Maestrello, 02, Vila São Francisco).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro no próprio Centro de Memória, das 9h às 16h45. São necessários cópia do R.G. (ou do R.G. do pai ou responsável, em caso de menor), comprovante de residência e uma foto 3X4. O curso tem carga de 180h. As aulas ocorrerão uma vez por semana. Turmas e horários ainda serão definidos de acordo com a demanda dos participantes.

O curso será ministrado por Francisco Aparecido Borges, mais conhecido como “Mestre Chiquinho”. Ele lidera a Companhia dos Santos Reis Rosa dos Anjos, grupo fundado em 1982 por ele e Esequias Barra (já falecido) e que mantém viva a tradição da festa em Hortolândia. Ao concluir o curso, os alunos estarão aptos a integrar o grupo e a participar de suas atividades e apresentações.

A Folia de Reis, também chamada de Festa de Santos Reis ou Reisado, é um folguedo (festa popular) natalino que faz referência à visita dos três reis magos a Jesus Cristo. Geralmente celebrada no dia 6 de janeiro, a festa também marca o fim do Natal, com a desmontagem de árvores, presépios e enfeites.