Centro de Memória de Hortolândia recebe visita do Estado para se tornar museu em breve

Agentes estaduais colheram informações e imagens para atualização de dados do espaço durante visita na sexta-feira (21/10)

O Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, pode se tornar um museu em breve. Para isso, o espaço recebeu a visita do SISEM (Sistema Estadual de Museus), vinculado ao governo do Estado, na sexta-feira (21/10). As agentes estaduais foram recebidas pelo secretário adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros, e pela equipe do centro.

A visita integra o trabalho de avaliação e atualização de cadastro realizado pelo órgão estadual. As agentes técnicas Ana Carolina Xavier Ávila, do SISEM, e Carolina Rocha Teixeira, da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), organização social parceira do governo estadual, colheram informações e registraram imagens do espaço. A partir dos dados obtidos, será feito um relatório com indicações de adequações e critérios para que o Centro de Memória busque atingir padrões internacionais de preservação e exposição do acervo. A visita faz parte do Mapeamento Estadual de Museus, Centro de Memórias e Casas de Cultura do SISEM.

De acordo com a Secretaria de Cultura, ao estar cadastrado no SISEM, o Centro de Memória está apto a receber orientação técnica gratuita para melhorar e adequar cuidados com a manutenção do acervo e tratamento técnico de dados. O trabalho de orientação inclui, ainda, capacitação para a equipe que atua no espaço.

Com o cadastro no SISEM, o Centro de Memória também dá mais um importante passo para se tornar, em breve, o primeiro museu do município. Ao atingir esse status, o centro poderá receber recursos e apoios institucionais do poder público e da iniciativa privada para consolidação e ampliação de suas atividades e projetos.

“Acompanhamos essa importante visita, e entendemos que é um passo importante para garantir a relevância que Hortolândia merece na preservação da memória do município. Queremos ser reconhecidos como uma cidade que respeita e resguarda a história do seu povo para as gerações do presente e do futuro”, destaca o secretário adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros.

Antiga Estação Jacuba

O Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Júnior fica na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O espaço funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 16h. O local também abre no último fim de semana de cada mês para visitação.

O centro é uma viagem no tempo que o público pode conhecer a história do município. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história da cidade, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.

Exposição sobre Mestre Chiquinho

Atualmente, o centro está com a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem a Mestre Chiquinho, morador ilustre da cidade.

A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Durante a visita ao centro, que fica ao lado da via férrea, o público poderá ainda ter a sorte de ver o trem passar. Por motivo de segurança, o centro reforça a orientação para os visitantes que queiram tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem para que permaneçam na área externa cercada com grade.

Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte. Outra atração verde do centro é o exemplar de uma espécie arbórea popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio. A espécie, originária de Madagascar, tem principal característica a copa em forma de leque. Suas folhas são grandes, parecidas com as da bananeira. Em razão disso, a planta acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu o nome popular.