Peça “Outubro Rosa” é atração no Centro Cultural, nesta terça-feira (06/10)

Monólogo “Apenas um Toque” antecede espetáculo dedicado à campanha de prevenção ao câncer de mama; apresentação gratuita começa às 19h

O colorido especial da campanha “Outubro Rosa” chega ao palco do Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”. Nesta terça-feira (06/10), o órgão, administrado pela Prefeitura de Hortolândia e vinculado à Secretaria de Cultura, recebe duas atrações: o monólogo “Apenas um toque” e a peça “Outubro Rosa”, que integram a programação da campanha sobre a prevenção ao câncer de mama. A apresentação gratuita e livre para todas as idades acontece às 19h, no Centro Cultural, localizado na Rua Casemiro de Abreu, s/n, no Jd. Amanda.

Outra oportunidade para conferir as atrações será no dia 14 deste mês, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Orlando Pavan, nº 240, no Jd. Rosolen. No dia 29, o monólogo chega também ao CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, órgão da Secretaria de Educação.

A programação do “Outubro Rosa” é coordenada pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Chefia de Gabinete. As atividades contam com apoio de todas as secretarias municipais, que se organizam para oferecer a toda população desde palestras sobre prevenção ao câncer, teatros de conscientização, desfile, até a tradicional Corrida e Caminhada Ecohorto.

Outubro Rosa cultural

Em “Apenas um toque”, uma jovem chama a atenção do público com uma palavra. Caminhando em direção ao palco, ela orienta as pessoas sobre a necessidade da prevenção ao câncer de mama e a gravidade da doença, que pode ser fatal. Ao final, ela faz uma revelação.

Logo em seguida, a peça “Outubro Rosa” entra em cena, levando à platéia uma cena do cotidiano. Uma filha chega em casa empolgada com uma campanha da escola sobre o “Outubro Rosa” e orienta a mãe sobre o câncer de mama. Embora não se interesse pelo tema, a mãe resolve fazer o autoexame e percebe um pequeno caroço. Preocupada, ela marca consulta com o ginecologista, que a encaminha ao mastologista. Após descobrir que tem câncer, a mãe inicia ao tratamento. Para saber o final desta história, confira a apresentação do espetáculo, que tem duração de 40 minutos.

Segundo Adriano Mônaco, diretor das atrações, o objetivo da iniciativa é alertar para a necessidade da prevenção da doença. “O tema é pesado, mas, por meio do teatro, essa situação é passada de forma mais leve”, destaca.

Desfile Rosa

Protagonistas de uma história de superação na batalha contra o câncer de mama, 12 mulheres, que passaram por tratamento após a descoberta da doença, são modelos por um dia no “Desfile Rosa: valorizando a vida”, que integra a programação do “Outubro Rosa”. O desfile acontece após a exibição de um vídeo com depoimentos das participantes. A atração gratuita, também promovida pela Prefeitura, acontece no dia 22, às 15h, no Open Shopping. O espaço fica na Rua Luiz Camilo de Camargo, nº 581, no centro de Hortolândia.

De acordo com o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva, a cultura e a arte estão a serviço da sociedade, daí a importância de conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama. “O teatro vem como expressão para contribuir com o Outubro Rosa, com o objetivo de deixar essa mensagem para as mulheres”, afirma.

Campanha

Fachada da empresa EMS homenageia "Outubro Rosa"

Iniciada na última quinta-feira (01/10) em Hortolândia, a campanha “Outubro Rosa” conta com atividades, até o final do mês, sobre a prevenção do câncer de mama. Além das atrações culturais, também fazem parte da programação palestras, evento esportivo, orientação aos servidores e a iluminação cor de rosa em espaços públicos da Prefeitura, nas empresas parceiras “Fiat Tempo”, “EMS”, “Druds Hotel”, “Mcdonald’s”, “Shopping Hortolândia” e na 234ª Subseção de Hortolândia.

SERVIÇO:

O Quê: Monólogo “Apenas um toque” e peça “Outubro Rosa”

Quando e onde:

1ª Apresentação: terça-feira (06/10), às 19h, no Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” - Rua Casemiro de Abreu, s/n, Jd. Amanda

2ª Apresentação: quarta-feira (14/10), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Rua Orlando Pavan, nº 240, Jd. Rosolen

O Quê: “Desfile Rosa: valorizando a vida”

Quando: 22 de outubro, às 15h

Onde: Open Shopping - Rua Luís Camilo de Camargo, 581, Centro

O Quê: Monólogo “Apenas um toque”

Quando: 29 de outubro, às 13h30

Onde: Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire” - Rua: Euclides Pires de Assis, nº 205, Remanso Campineiro

Veja a programação completa do "Outubro Rosa":

Atividade

01/10

DIA “D” – Início da campanha no Município com Palestras sobre saúde e conscientização

Unidades de Saúde

03/10

Condomínios Praia Grande e Peruíbe

Rua Severino Jose da Silva, Jardim Minda

9h

Academia Municipal de Esporte "Prof. Jaime Pereira"

Rua João Carlos Francescchini, 330, Remanso Campineiro

CRAS Jardim Amanda

Rua: Washington Luiz, nº 977 - Bairro: Jardim Amanda II

15h

Academia Municipal de Esporte "Prof. Jaime Pereira"

Rua: João Carlos Francescchini, 330, Remanso Campineiro

06/10

Apresentação teatral: “Se você me der uma mão”

19h

Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” / Escola de Artes “Augusto Boal”

Rua Casemiro de Abreu, s/n, Jardim Amanda

09/10

Dia “D” – Rosa

Palácio das Águas.

Rua: José Cláudio Alves dos Santos, 565, Remanso Campineiro.

09/10

CRAS Rosolem

Endereço:   Rua Guido Rosolén, 177, Jardim Rosolen

13/10