Audiência Pública discutirá Plano de Mobilidade Urbana, nesta quinta-feira (24/09)

População pode participar da reunião com propostas que formarão novas diretrizes aos investimentos públicos em mobilidade

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, realiza, nesta quinta-feira (24/09), Audiência Pública para discutir propostas de ações para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O evento, aberto a toda população, acontece a partir das 19h, na Câmara Municipal. O endereço é rua Joseph Paul Julien Burlandy, nº 250, no Parque Gabriel.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência do Ministério das Cidades aos municípios com mais de 200 mil habitantes. Em Hortolândia, a elaboração destas diretrizes é realizada por empresa contratada por licitação. O documento deve ser concluído até o final deste ano.

Com o objetivo de disciplinar o crescimento do município de maneira ordenada, de modo que atenda e integre todos os aspectos da mobilidade urbana, o Plano abrangerá diretrizes para sistema viário, tráfego, trânsito, ciclovias, trânsito de pedestres, acessibilidade, além de obras que vão colaborar para a eficiência do sistema viário pelos próximos 10 anos.

“Esta primeira audiência discutirá a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com a possibilidade de apresentação de propostas e diagnósticos que podem ser incluídos na legislação. Nós próximos meses, uma nova audiência será realizada para validar o texto do Plano, que já deverá estar definido”, explicou o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves. A partir daí, o texto segue para aprovação pela Câmara de Vereadores.

Obras

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do Prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.

Como etapa prévia à elaboração do Plano de Mobilidade, a Prefeitura concluiu o Plano Diretor de Sistema Viário em 2014. O documento prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos. Algumas destas obras já foram entregues; outras estão em andamento.

Em maio deste ano, o prefeito lançou o pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”. O Programa contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das ações são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

As intervenções deste programa preparam a cidade para os próximos 20 anos, prevendo o constante aumento no número de veículos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, nos últimos 10 anos, a quantidade de automóveis emplacados em Hortolândia saltou de 36.054, em 2005, para 90.124, em 2015, uma elevação de 150% na quantidade de veículos circulando pelas ruas de Hortolândia.

Conheça as ações previstas para este programa:

Obras que fazem parte do pacote “Hortolândia Mais Bonita” já entregues:

•Viaduto de ligação entre o Jardim Sumarezinho e o Jardim Santa Emília

•Viaduto Luciano Morete, no Parque dos Pinheiros

•Prolongamento da Rua Marcelina Ramos Meira, no Jardim Rosolen (antigo Vielão do Rosolen)

•Ponte da Integração, interligando as regiões Leste e Oeste da cidade

•Parque Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina

•Novas rotatórias no Jardim Flamboyant e Jardim São Sebastião

•Iluminação moderna em parques, praças, ruas e avenidas

•Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” / Escola de Artes “Augusto Boal”, no Jardim Amanda

•Revitalização da antiga estação ferroviária, com implantação do Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, na Região Central

•Remoção de famílias de áreas de risco