Prefeitura promove evento para incentivar trabalho temporário

Empresários assistiram à palestra informativa nesta terça-feira (15/07)

Com o objetivo de orientar empresas de pequeno e médio porte a respeito do trabalho temporário, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, promoveu, nesta terça-feira (15/07), o evento gratuito “Trabalho Temporário: Lei 6.019/74 – aspectos legais e sociais. Ao todo, 13 empresas participaram da iniciativa, realizada em parceria com a agência de empregos A Executiva. O evento ocorreu no Hotel Business Park, no Jd. Amanda, e contou com a presença do palestrante Edmilson L. Formentini.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, a ação visa esclarecer questões a respeito do trabalho temporário para os empresários, possibilitando o sistema de contratação de empregados com rotatividade. “Queremos garantir que o trabalhador participe formalmente do mercado. O evento vem para informar os empresários sobre o trabalho temporário e, com isso, fortalecer o processo de oportunidades de emprego em Hortolândia”, explica Dimas.

“O trabalho temporário é fundamental em qualquer período do ano, sendo muitas vezes a porta de entrada e de aquisição de experiência no mercado. Informamos como o empresário pode utilizar esse serviço, com relação a aspectos trabalhistas e tributos, por exemplo”, diz a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo da secretaria, Patrícia Banhara.

De acordo com Patrícia, segundo dados da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), o Brasil foi o 2º país do mundo a legalizar o modo de serviço. “Atualmente, o Brasil também é o 2º país que mais contrata profissionais em regime temporário”, completa Patrícia.

Desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Hortolândia implementa políticas públicas para atrair novas empresas, gerar mais empregos e elevar a renda do trabalhador. No último ano, foram criados 15.941 novos postos de trabalho, segundo dados da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. Em janeiro deste ano, foram contabilizados 42.617 empregos formais em Hortolândia. Entre os que mais crescem estão os setores de comércio e serviços, que continuam em forte expansão.