Linha 3.43 Jd. Malta/Centro começa a operar, neste sábado (18/04)

Horários de saída e itinerário completo podem ser conferidos no site da Prefeitura de Hortolândia

A população da região do Jardim Malta e Novo Ângulo contará, a partir deste sábado (18/04), com mais uma linha de ônibus urbano atendendo à região. A linha 3.43 Jardim Malta/Centro começa a circular para complementar as linhas 3.01-A Jardim Nova América / Centro e 3.42 Jardim Nova América / Parque do Horto, que já passam nos bairros próximos.

O diferencial da nova linha será o atendimento à região onde ficam os apartamentos dos Residenciais Europa I e II, com trajeto pela Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo. Já as linhas 3.01-A e 3.42 sofrerão pequenas alterações, com itinerários mais curtos.

A otimização dos itinerários dos veículos de transporte coletivo é um dos benefícios do Programa Transporte Social. Criado pela Prefeitura de Hortolândia, há um ano, o objetivo do programa é levar mais qualidade e agilidade ao serviço de transporte coletivo oferecido à população que utiliza os ônibus urbanos em Hortolândia.

Novas linhas têm sido criadas com a meta de otimizar e encurtar itinerários, transportando passageiros com mais rapidez. Além disso, os veículos receberam equipamentos GPS e câmeras de monitoramento, o que aumenta a segurança durante os trajetos. Outro benefício do programa é o desconto oferecido para quem adere ao Cartão transporte Social: usuários cadastrados pagam R$ 2,00 pela passagem e estudantes pagam R$ 1,00. Sem o cartão, a tarifa custa R$ 3,00.

O cartão do Transporte Social pode ser solicitado, das 8h às 17h, em pontos de cadastramento implantados pela Viação Lira, como o Departamento de Mobilidade, no Remanso Campineiro; a garagem da empresa, no Jardim Amanda; o Terminal Metropolitano de Hortolândia ou o Terminal Metropolitano de Campinas. Basta se dirigir a um destes locais, levando cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência no nome do titular. Também é possível solicitar o cartão no estande do Serviço Itinerante de Mobilidade Urbana, ação que leva os serviços do Departamento para as regiões da cidade.

O cartão fica pronto em cinco dias úteis e a retirada é na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, nº 1.500, no Jardim Amanda. Neste local, é possível fazer a recarga de créditos para pagamento da passagem.

3.43 Jd. Malta / Centro

De acordo com informações do Departamento de Mobilidade Urbana, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano, o ponto inicial do itinerário da linha 3.43 Jd. Malta/Centro será na Rua das Rosas, no Jardim Malta, de onde o veículo segue por outros bairros da região. O ponto final será na Praça da Neusa, no Remanso Campineiro, próximo à agência do Banco do Brasil.

Nos dias da semana, serão 22 horários de saída, começando às 5h30 e terminando às 23h50, com intervalos de, em média, 35 minutos. Todos os horários, assim como a escala de partidas aos sábados e domingos, está disponível no site da Prefeitura de Hortolândia (www.hortolandia.sp.gov.br), no link “Cidadão” / “Transportes”. Neste link também está disponível as alterações realizadas nas linhas 3.01-A e 3.42.

Mobilidade urbana

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do Prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.