Reforma Administrativa unifica Secretaria de Saúde

Projeto também cria  Departamento de Parques e Jardins e Secretaria de Gestão de Pessoas; objetivo da Prefeitura é otimizar atividades segmentadas, agilizando áreas específicas

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e a modernização de Hortolândia, a Prefeitura enviou à Câmara de Vereadores projeto de Reforma Administrativa. O texto da lei cria a Secretaria de Gestão de Pessoas e o Departamento de Parques e Jardins, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, assim como unifica as secretarias de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência e Atenção Básica e Especializada, que passam a ser Secretaria Municipal de Saúde. A aprovação do projeto para a criação dos órgãos aconteceu na Sessão da Câmara dos Vereadores de Hortolândia, na tarde desta quinta-feira (19/02).

A criação da Secretaria e do Departamento não implicará em aumento de despesas, devido à exclusão de alguns órgãos do organograma em vigor: os departamentos de Atenção e Promoção à Saúde, na Secretaria de Saúde, e o de Auditoria, na Secretaria de Assuntos Jurídicos.

O intuito da Administração é aprimorar os serviços públicos e reestruturar a área de recursos humanos da municipalidade, objetivando garantir a eficiência desses serviços. Para melhor atender aos servidores foi criada a Secretaria de Gestão de Pessoas. Não serão criados novos cargos, nem novas unidades. Haverá somente o deslocamento, para a nova Secretaria, dos órgãos menores da Secretaria de Administração, que anteriormente era responsável pela gestão de pessoal.

Com a unificação da Secretaria de Saúde haverá a otimização dos recursos existentes, além da padronização de atendimento aos munícipes. O motivo da implantação do Departamento de Parques e Jardins é resguardar a manutenção das áreas de lazer e diversão da população hortolandense, garantindo mais eficiência na gestão desses espaços.

O prefeito Antonio Meira destaca a importância das ações realizadas em cada setor. “Uma boa gestão é realizada conjuntamente. Para garantir o desenvolvimento, é necessário segmentar as atividades para que cada setor tenha clareza da execução das ações. Hortolândia avança em diferentes áreas, por isso é necessário aprimorar alguns setores e algumas vezes remanejar outros, priorizando sempre a melhoria para os cidadãos e servidores da nossa cidade”, comentou o prefeito.