Limpeza da Lagoa do Amanda aumentará capacidade de armazenamento de água

Obras de desassoreamento devem retirar aproximadamente 330 mil toneladas de detritos e entulhos, o que representa 20 mil caminhões truck; o espaço tem cerca de 35 mil metros quadrados de comprimento

O trabalho de desassoreamento realizado na Lagoa do Jardim Amanda, pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, avança. O objetivo das obras é recuperar a profundidade e aumentar a capacidade de armazenamento de água.

Segundo informações técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, o volume de escavação do espaço para retirada de detritos, areia e entulhos do fundo do manancial é de aproximadamente 330 mil toneladas, quantidade equivalente a 20 mil caminhões truck de material. A lagoa possui 35 mil metros quadrados de comprimento.

A ação, autorizada pelo DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), acontecerá também em outros pontos da cidade, a serem definidos posteriormente. O investimento no serviço de desassoreamento é de R$ 150 mil.

Atualmente, agentes da secretaria de Serviços Urbanos executam o ensecamento do local, retiram a água do espaço e depositam no lago menor ao lado da represa. “Quem passa pelo entorno da lagoa  pode estranhar o que vê, porém, é necessário retirar a água para que os caminhões possam entrar e recolher os detritos e entulhos. Pedimos que os moradores redobrem a atenção no local devido a entrada e saída das máquinas que circulam na área, nos desculpamos pelo transtornos e informamos que as ações de melhorias beneficiaram toda comunidade”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes.

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, com a retirada do material é possível aumentar significativamente a vazão da água. “O desassoreamento e limpeza da lagoa irão contribuir também com o embelezamento do bairro, atendendo a solicitação antiga da população do entorno, com a recuperação da extensão do córrego garantindo a existência e proteção da fauna e flora do local”, comentou Eliane.

O complexo turístico do Jardim Amanda compreenderá, na área próxima da lagoa, uma Escola de Artes, campo de areia, quadra poliesportiva e pista de caminhada, bem como o primeiro Teatro Municipal. Outras melhorias já conquistadas no espaço são academia para PCD (pessoas com deficiência), inaugurada em setembro; estacionamento; academia ao ar livre e postes de iluminação pública com lâmpadas LED.