Servidores participam de capacitação para trabalho em altura

Aulas práticas e teóricas cumprem norma regulamentadora

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Administração, realiza capacitação para 96 servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde, Administração, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos e Cultura. O treinamento teórico e prático, com oito horas de duração, cumpre a norma regulamentadora sobre trabalho em altura (NR-35). A formação é realizada em conjunto pelo Departamento de Gestão de Pessoas, por meio da Escola de Gestão, e do Setor de Segurança do Trabalho.

A norma NR-35 estabelece requisitos mínimos e  medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos servidores envolvidos direta ou indiretamente com atividade nas alturas. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível  inferior, onde haja risco de queda.

As quatro horas teóricas foram apresentadas aos servidores no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire. As aulas práticas são realizadas em grupos de até 12 servidores na Câmara de Vereadores. As atividades serão concluídas nesta sexta-feira (26/09).

De acordo com o secretário de Administração, Edvaldo Aparecido Pereira, o objetivo da capacitação é proporcionar aos servidores, além de mais conhecimento para a execução de atividades em altura com mais segurança, integração entre os profissioanis das diversas secretarias. “A ação contempla diversas áreas, principalmente pelo tema ser complexo e necessitar de uma fundamental estrutura, tanto do local, quando da preparação do servidor. Estamos planejamento capacitações em diferentes áreas de trabalho dentro do funcionalismo público. O nosso desejo é contribuir e incentivar os servidores nas capacitações profissionais”, comentou Pereira.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, Theophilo Campi Leme, o treinamento é fundamental aos servidores. “O profissional precisa estar cada dia mais atualizado na função que desempenha. Por isso, o planejamento do treinamento garante boas medidas na utilização dos equipamentos de segurança. Todos os servidores estão tendo um bom desempenho nas atividades”, comentou Leme.