Prefeitura implantará retorno para acesso à ponte da rua Flamboyant

Alteração viária facilitará percurso de motoristas que utilizarão nova via

As obras de construção de uma ponte em continuidade à rua Flamboyant, no Parque dos Pinheiros, avançam e entram na fase final. Enquanto os operários da Secretaria de Obras realizam os últimos trabalhos estruturais, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, cria um projeto para alterações viárias nas proximidades da Avenida da Emancipação. O objetivo é integrar o trânsito da nova ponte ao fluxo de veículos que segue pela avenida.

Entre as intervenções, que serão realizadas nas próximas semanas, está a criação de um retorno. A opção atual para que os motoristas retornem fica próxima ao Posto Ilha, o que, após a inauguração da ponte, dificultará o acesso de veículos ao trecho liberado para o trânsito. A previsão é que as adequações viárias estejam prontas nas próximas semanas. A ponte será finalizada em setembro.

Obra

A ponte em construção terá acesso por meio da Rua Flamboyant, em frente ao Plantão Policial do município, no Parque dos Pinheiros, seguindo até a rua Cerejeiras, no Jardim Carmem Cristina. A estrutura terá 63,30 metros de extensão por seis metros de largura, com via para veículos e calçada para pedestres.

Para complementar o sistema viário, a Prefeitura implantará uma rotatória no final da rua Cerejeiras. Com isso, o acesso será facilitado também para os bairros próximos do Jardim Carmem Cristina, como Jardim Nova Europa e Jardim Novo Ângulo.

A obra proporcionará, além de um trajeto mais curto, a fluidez do tráfego, já que, por meio da rotatória, não será preciso organizar o trânsito com semáforos ou pontos de parada. A ideia é que motoristas que seguem no sentido da avenida da Emancipação/Carmem Cristina acessem a ponte. No sentido contrário, quem vem da região do Carmem Cristina continuará utilizando o acesso atual à avenida da Emancipação ou ao Centro, próximo do Posto Ilha.

Hoje, o acesso nos dois sentidos acontece por esta ponte, uma pista simples onde o fluxo de veículos é ordenado por semáforos. O trecho já apresenta congestionamentos em horários de pico, o que indica a necessidade de mais acessos entre os bairros.

“A Mobilidade Urbana é prioridade no nosso governo. Com esta nova ponte, vamos oferecer mais uma opção aos motoristas, que poderão trafegar tanto pela estrutura antiga quanto por esta nova via, que será aberta nos próximos meses. Nossos projetos de abertura de novas ruas, construção de pontes e outros investimentos em mobilidade asseguram o direito de ir e vir das pessoas. À medida que nossa cidade cresce, avançamos também na abertura de novos caminhos”, destacou Meira.