Divisão de Saúde Ocupacional atenderá em novo endereço

Novos serviços serão implementados para melhor atenção aos servidores, a partir de segunda-feira (07/07)

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Administração, amplia os atendimentos da Divisão de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho dos Servidores. Os atendimentos serão realizados, a partir de segunda-feira (07/07), em novo endereço, na Rua Vanderlei Costa Camargo, 58, Vila São Francisco.

O objetivo é promover qualidade de vida no trabalho, enfatizando a saúde ocupacional do servidor, o bem estar psicossocial, as relações interpessoais e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A Administração tem o cuidado com os servidores que necessitam de reabilitação e está trabalhando para a maior integração dos servidores afastados, para readequá-los da melhor maneira possível.

De acordo com o secretário de Administração, Edvaldo Aparecido Pereira, o espaço foi pensado para oferecer maior comodidade aos servidores. “Os atendimentos assistenciais demandam confidências. Então, este novo local vai gerar mais segurança aos servidores que necessitam destes atendimentos específicos. Além disso, o novo endereço tem salas ampliadas, espaço físico arejado e localização adequada para comportar o fluxo de pessoas que atendemos diariamente. O local é de fácil acesso e fica próximo ao Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia). O servidor será beneficiado diretamente, retomando as suas atividades com melhor qualidade, reiterando os direitos financeiros”, avaliou.

Atualmente, a equipe é composta por dois médicos do trabalho, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma assistente social, um gerente da Divisão, um chefe de setor,  dois psicólogos, um engenheiro de segurança, três técnicos de segurança, um motorista, um auxiliar de limpeza e seis funcionários na área administrativa e recepção. Novos profissionais farão parte do quadro de servidores.

Os atendimento realizados são trocas e liberação de atestados médicos, encaminhamento ao Hortorprev, exames administrativos, admissionais e demissionais  e retorno ao trabalho. Na área médica, avaliação de doenças ocupacionais, emissão e acompanhamento das restrições médicas de servidores, visitas domiciliares, hospitalares e juntas médicas e elaboração anual do PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional). Todos os procedimentos visam o estabelecimento de medidas técnicas, administrativas e educacionais relativas à proteção da saúde, ao diagnóstico e à implantação e preservação de condições seguras de trabalho do servidor municipal.

Confira abaixo as áreas:

Social: são realizados atendimentos continuados ao servidor e familiares, voltados à resolução de suas situações sociais: saúde, relações de trabalho, financeiro, previdência, reabilitação profissional, acidente de trabalho, dependência química, tabagismo. São realizadas também visitas domiciliares e hospitalares, acompanhamento de servidores com limitações médicas e atendimento referente à acompanhamento familiar, entre outros.

Psicologia: São realizadas avaliações psicológicas (para admissão de concursados, perícia, entre outros), visitas domiciliares e hospitalares, atendimento e acompanhamento de servidores encaminhados pela chefia, pelo médico do trabalho, com restrições, entre outros, e acolhimento, orientação e encaminhamento para tratamentos.

Segurança: Realização de visitas técnicas, avaliações de insalubridade e periculosidade, abertura de atendimento de acidente de trabalho, Investigação de riscos e causas de acidentes, sugerindo a prevenção adequada. Atividades inerentes ao PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Além do fornecimento obrigatório dos equipamentos de proteção individua (EPI) e coletiva (EPC), considerando que estes são elementos para o bom e seguro desempenho de suas funções.

Administrativa: Elaboração de relatórios das atividades da Divisão; controle, recebimento e encaminhamento de documentos e processos, confecção de memorandos internos e ofícios. Na recepção, são recebidos e já acontece uma “pré-filtragem” de atestados e ligações telefônicas, no arquivo onde se encontram todos os prontuários médicos dos servidores. Acontece diariamente a atualização dos mesmos através do anexo dos atestados, entre outros.

Quem necessitar de atendimento pode entrar em contato pelo telefone 3865-7314 / 3897-7319 e 3897-7315. O departamento, que atualmente fica localizado na rua Antonio Bernardes, 380, no Remanso Campineiro, está fechado a partir desta quarta-feira (02/07), devido à mudança.