Setor de beleza conta com novos 60 profissionais certificados

Formatura dos alunos da Oficina de Estética aconteceu nesta quinta-feira (26/06); familiares e amigos prestigiaram formandos

O mercado de trabalho, na área de estética ganhou 60 novos profissionais, através do curso gratuito promovido pela  Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia. Com o setor aquecido, cabeleireiras e manicures estão qualificadas para desenvolver a nova profissão. A formatura foi realizada nesta quinta-feira (26/06), na Igreja dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Osório Cândido Ferreira, 59, Jardim Sumarezinho. Os formandos apresentaram seus trabalhos por meio dos modelos que realizam um desfile na abertura da cerimônia.

O prefeito Antonio Meira a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, acompanhados da diretora do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, Alexandra Souza, e da coordenadora da Oficina de Estética, Márcia Zanette, entregaram aos formandos os certificados que lhes garante o direito de atuar no mercado. A emoção tomou conta dos alunos e instrutores do curso, que relembraram os melhores momento das aulas em de um vídeo preparado pela coordenação da Oficina. A cerimônia reuniu cerca de 300 pessoas. Durante o período de capacitação, os educandos atenderam a mais de 1.500 modelos e participaram de quatro eventos no município.

Meira destacou a importância de capacitar os cidadãos e comentou sobre as diversas formações áreas de capacitação realizadas. “O objetivo da nossa gestão é melhorar a vida das pessoas, no sentido de promovê-los enquanto profissionais. A nossa prioridade é garantir a inclusão no mercado de trabalho e oferecer além de pessoas capacitadas, profissionais qualificados com garantia no trabalho desenvolvido. A inclusão social é uma das prioridades em nosso governo, que conta com muitos avanços e investimentos, principalmente em novos centros de qualificação em diversas áreas. Em breve estaremos inaugurando o terceiro Centro de Qualificação Profissional no Jardim Nova Hortolândia”, disse o prefeito.

Para a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, os cursos neste segmento levam oportunidades de independência financeira às pessoas. “Nossas oficinas ensinam uma profissão e incentivam as pessoas a conquistarem seu espaço no mercado de trabalho. São cidadãos que realizam o sonho de ter uma profissão e fazer o que gostam”, descreve Rosana.

Para David da Costa e Silva, 39 anos, morador do Jardim Amanda, a abordagem teórica e prática proporcionou segurança e habilidade para desenvolver as atividades. “Sempre gostei muito das transformações que a área da estética proporciona. Fiquei desempregado e resolvi buscar um novo desafio. Consegui convencer a minha irmã e aproveitamos, unindo o útil ao agradável. Incentivamos um ao outro, podendo testar o que aprendemos. Agora vou atuar na área e me especializar, pois me destaquei nos penteados. Meu objetivo é seguir e quem sabe, futuramente, montar um negócio em parceria”, comentou o cabeleireiro.

Sorridente, a moradora do Jardim Santiago, Regina Santos de Queiroz, 40 anos, avaliou a formatura como uma conquista de um sonho antigo. “Já sou manicure e sempre pensei em me formar cabeleireira. Quando a gente trabalha em salão, acaba surgindo uma curiosidade e o gosto de ficar cada vez mais ágil. Este curso foi muito especial. Conhecemos novas profissionais, trocamos experiências e, além do mais me formei junto com a minha filha, que adquiriu o certificado de manicure. Nós já estamos trabalhando na área, juntas, disse a cabeleireira.

A manicure Cláudia de Queiroz, de 19 anos, também comemora a conquista e comenta o desejo de fazer podologia. “ Foi ótimo. Minha mãe e eu ficamos mais ligadas e ajudamos uma à outra. Agora pretendo aumentar a renda e investir numa nova capacitação”, salientou Cláudia.

Cursos

Os cursos da Oficina de Estética são oferecidos para promover a inclusão no mercado de trabalho, fruto das ações do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, da Prefeitura de Hortolândia. A Oficina de Estética está  localizada na rua Geraldo Denadai, 74, Jardim das Paineiras, no 2º andar. Podem participar do projeto homens e mulheres, com idade acima de 16 anos, com Ensino Fundamental incompleto. As inscrições para os cursos do segundo semestre serão divulgadas a partir da segunda quinzena de julho.