Alunos dos cursos de inglês, inteligência artificial e do “Projeto Vence” se formam

Cursos profissionalizantes foram ofertados pelo Fundo Social de Hortolândia em parceria com instituições da cidade

O Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura de Hortolândia vinculado à Secretaria de Governo, realizou, nessa terça-feira (10/10), a formatura dos alunos dos cursos de inglês, inteligência artificial e do “Projeto Vence”. As formações profissionalizantes foram ofertadas em parcerias com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e com o CEMOG (Centro Educacional Moreira Gama). Já o curso de inglês nível básico foi disponibilizado em parceria com o professor Antônio Marcos. A cerimônia de entrega dos certificados reuniu os formandos, familiares e representantes do governo na Câmara Municipal de Hortolândia.

Os cursos profissionalizantes realizados pelo Fundo Social contemplaram alunos de diferentes perfis e idades, desde adolescentes a mulheres empreendedoras. Enquanto o curso de inglês e de Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem foi voltado a jovens a partir dos 14 anos, o “Encontro para Mulheres – Inteligência Financeira” formou mulheres que já empreendem ou desejam iniciar o próprio negócio.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, relaciona o desenvolvimento da cidade com a capacitação profissional da população. "A Cidade Sustentável é aquela que se sustenta diante das demandas que surgem na vida do cidadão. A cidade se desenvolve, a população cresce. Então é preciso uma rede de Saúde decente, uma rede de Educação adequada, um Transporte eficiente, uma Segurança constante. Sabemos que uma das formas dessa sustentabilidade é a garantia de emprego aos seus moradores. Da mesma forma que trazemos empresas, precisamos ter uma mão de obra local qualificada para ocupar as vagas criadas”, analisa Zezé Gomes.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, a capacitação profissional da população atende a uma das missões sociais do órgão. “O Fundo Social tem intensificado a oferta de cursos profissionalizantes como forma de qualificar o nosso povo, sejam jovens, mulheres ou homens. O importante é qualificarmos o maior número de pessoas. A qualificação profissional é a oportunidade de crescimento para que as pessoas possam conseguir um emprego cada vez melhor e viver com mais qualidade de vida. O Fundo Social de Hortolândia quer ser lembrado por ser um dos órgãos que mais promovem a qualificação da população”, comenta Maria

Durante o curso de educação financeira, mulheres donas do próprio negócio aprenderam sobre as características comportamentais e emocionais necessárias para empreender com sucesso. O curso ministrado pelo CEMOG buscou promover a autorresponsabilidade com capacidade empreendedora, capacitando mulheres que tenham liberdade de escolha.

A diretora da escola CEMOG, Raquel Gama, destaca o trabalho em equipe das alunas que participaram do curso. “É muito gratificante ter contribuído para o crescimento dessas empreendedoras, não apenas pelo lado empresarial, mas para a vida como um todo. As alunas formaram um grupo de amigas, somando resultados. Cada uma das alunas se prontificou em trabalhar em parceria, o que favoreceu a formação, não apenas na gestão e educação financeira, mas do comportamento empreendedor”, encerra.

Desde o início do ano, a Prefeitura, por meio do Fundo Social, ofertou vários cursos à população como forma de otimizar a emancipação socioeconômica, sobretudo da parcela em situação de vulnerabilidade. Entre os cursos ofertados pelo órgão, encontram-se formação em padeiro (ainda com as inscrições abertas), corte de cabelo feminino, auxiliar de almoxarife e açougueiro, entre outros.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, enfatiza o expressivo número de cursos ofertados à população. “O Poder Público precisa de políticas públicas que garantam a capacitação profissional das pessoas que queiram empreender por conta própria. A parceria com diversos órgãos, entre eles o Sebrae, Senai e CEMOG, tem garantido ações destinadas à população que busca essa qualificação. Somente neste ano (2023), tivemos um total de 39 turmas realizado cursos com a participação direta da Prefeitura em Hortolândia. São 1.068 pessoas qualificadas nos mais diversos cursos. Hoje a Prefeitura vem ensinando as pessoas a pescarem o seu próprio peixe, o que é muito importante", finaliza Zezé Gomes.